CONEXÃO VALE DO CAÍ. Drogas e drone usado para espionar policial foram apreendidos na ação
Depois de quarto meses de investigação, foi deflagrada na manhã dessa quinta-feira, 21, uma mega operação de combate ao tráfico de drogas na região. Ao todo, 61 agentes, incluindo policiais civis, militares e agentes da Susepe, cumpriram oito mandados de prisão preventiva e 13 de apreensão de materiais. A ação ocorreu em quatro cidades do Vale do Caí e em São Leopoldo, no Vale dos Sinos.
O trabalho de investigação teve início há cerca de quatro meses. Na ocasião, uma operação de abordagem de rotina, feita por policiais do 27º Batalhão da Polícia Militar do Vale do Caí, na cidade de São Sebastião do Caí, serviu como ponto de partida para desarticular um grande esquema de tráfico na região. O comandante do 27º, major Oberdan do Amaral, contatou a delegada Cleusa Spinato e teve início a articulação com demais forças da segurança.
A operação denominada Conexão Vale do Caí, cumpriu mandados em São Sebastião do caí, Montenegro, Bom Princípio, Feliz e São Leopoldo. No Caí três pessoas foram presas, o fato ocorreu nos bairros Conceição, Lajeadinho e Barra. Em Montenegro um homem foi preso no Centro da cidade e outros dois, que já estavam cumprindo pena na Penitenciária Modulada Estadual, tiveram nova prisão preventiva decretada. Os demais foram detidos em São Leopoldo e na Feliz.
A operação contra o tráfico e por associação ao tráfico apreendeu 428 gramas de maconha, 26 gramas de cocaína, quatro balanças de precisão, três carros, uma motocicleta, 39 telefones celulares, cinco notebooks, uma câmera fotográfica, um simulacro, mais de R$8 mil em dinheiro, parte dele encontrado na penitenciária, e um drone, aparelho este que era utilizado para “acompanhar” a rotina de um policial militar. Em São Leopoldo, paralelo a operação, foi localizada uma motocicleta em situação de furto.
A investigação terá continuidade, mas por hora os resultados já dão motivos para comemoração. “É uma ação que teve saldo muito positivo nesse enfrentamento, porque a nossa região vem sendo assolada pela distribuição. Em São Sebastião do Caí, infelizmente, há uma tradição de tráfico muito intensa. Estamos trabalhando conjuntamente para reduzir e enfrentar essa situação da melhor maneira possível”, diz Cleusa.
O comandante do 27º destaca que esta é uma das maiores apreensões já realizadas na região e afirma que outras estão por vir. “Juntando forças a gente vai vencer o crime organizado. Tem facção querendo entrar nas nossas comunidades, nós não podemos deixar isso acontecer”, diz Oberdan.
E pra quem está pensando em “se criar” na região, o major deixa um recado: “Aqui o crime não vai compensar.”