Uma operação conjunta da Defesa Civil, da Guarda Municipal, da Brigada Militar e da fiscalização da Prefeitura dispersou diversas aglomerações entre as 20h deste sábado e as 2h da madrugada de domingo. Sob a coordenação do chefe da Defesa Civil, Carlos Roberto Ferrão, a atividade teve o objetivo de fazer cumprir as normativas que visam enfrentar a multiplicação de novos casos de Covid-19 em Montenegro.
O trabalho não ficou concentrado apenas nos pontos em que as pessoas normalmente se reúnem aos finais de semana para conversar e beber, como a beira do Rio e a Praça dos Ferroviários. De forma coordenada, os agentes envolvidos circularam por toda a cidade, verificando também alguns bares e eventos particulares. Durante a operação, inclusive, o grupo recebeu denúncias que foram averiguadas.
Ao mesmo tempo em que ocorria a mobilização das forças de segurança, um caminhão da Prefeitura fez a sanitização das ruas que normalmente apresentam maior movimento. Nestes locais, as calçadas foram lavadas. “Apesar de terem sido constatadas algumas aglomerações, a dispersão ocorreu sem incidentes”, comemora Ferrão. Ele pede o apoio da comunidade para que só saia de casa em caso de real necessidade.
O prefeito Gustavo Zanatta elogiou as ações do grupo e deve determinar a realização de novas investidas. Ele pede a compreensão da população, mais uma vez, diante do jogo que pode render o título de campeão brasileiro ao Internacional. “Sei que é um momento de euforia, que os torcedores querem se reunir para assistir ao jogo e festejar em caso de vitória, mas é preciso tomar cuidado”, alerta.
Confira o relatório das atividades de sábado:
- Atendimento a 15 ligações de contribuintes com dúvidas. Foram orientados de acordo com as regras do Decreto.
- Atendimento de denúncias de festas clandestinas:
- Av. Júlio Renner (nada constatado)
- Av. Júlio Renner nas proximidades de lancheria (aniversário de 15 anos, encerrado às 23h
- Festa de aniversário próxima a supermercado no bairro Timbaúva – orientações
- Locais públicos
- Praça do Telecentro, na Timbaúva – dispersão de algumas pessoas
- Porto das Laranjeiras (escadaria da Câmara de Vereadores) – abordagem efetuada em conjunto com a Guarda Municipal e a Brigada Militar, dispersando o público
- Rua João Pessoa, nas proximidades da escadaria – dispersão de um grupo de mais de 15 pessoas. Orientação e direcionamento de conduta
- Praça dos Ferroviários – dispersão de um grupo de quase 20 pessoas. Orientação e direcionamento de conduta
- Posto de gasolina na rua Buarque de Macedo– dispersão de aglomeração de pessoas e veículos.
- Distribuidora de Bebidas no Centro – dispersão e orientação a um grupo de oito pessoas
- Rua Buarque de Macedo– dispersão e orientação a um grupo de cinco pessoas
- Praça Rui Barbosa – dispersão e orientação a um grupo de 14 pessoas