Expectativas. Lojistas esperam superar a venda do ano passado
O frio demorou, mas enfim chegou. Com a queda de alguns graus na temperatura nesses últimos dias – logo depois de muita chuva – e com a proximidade da chegada do Inverno, dia 21 de junho, a movimentação aumenta para o comércio. O varejo já começou a sentir o “aquecimento” das vendas de vestuário e calçados mais quentes. A expectativa com a baixa no clima é de grandes oportunidades.
De acordo com a gerente da loja Dullius, Luana Tonelli, a procura por roupas mais quentes estava bem baixa, mas com o frio o fluxo de vendas aumentou. “Começamos a vender bastante casaco de lã batida, de nylon; colete de pelo e muitas botas”, relata.
O frio é visto com bons olhos por ela, porque ajudará na superação de expectativas da loja. “Esperamos que continue o frio, e que a gente possa ultrapassar a nossa meta. Ano passado não foi muito bom, ficamos uns 10% abaixo do que tínhamos esperado”, diz Luana. A meta é que esse Inverno traga ao estabelecimento 20% mais vendas.
E vai além. Na loja de vestuário infantil, Banana Nanica, a vendedora, Léia Vargas, comenta que o frio já girou o capital do local. “Nós já conseguimos vender 20% a mais ao esperado do ano passado, para nós quanto mais frio melhor”, fala. Há quem não goste dessa época do ano, mas sem dúvidas os lojistas comemoram com a “friaca”.
Até dificuldades que as mães passam com o crescimento exponencial das crianças, ajudam na venda nesse frio. E no caso das crianças, ir às compras é inadiável pelo seu crescimento.
“De um ano para o outro acaba que não se aproveita muita coisa, porque criança cresce muito rápido. Então todo ano tu tens que renovar o guarda-roupa, e pra nós isso é muito bom”, diz Léia. Segundo ela, muitas roupas de Inverno já foram vendidas na loja, e muitos clientes relataram a espera pelo frio para fazer compras.
Montenegrinos aproveitam para fazer compras
O frio fez com que os Montenegrinos saíssem à procura de roupas e calçados para enfrentar o ar gélido. Larissa Menezes foi às compras para o aniversário do filho, e já aproveitou para ver roupas mais quentes para o pequeno. “As roupas de Inverno dele já estão ficando curtas. São do ano passado, e já não servem mais, tive que sair para comprar mais”, fala.
Roupas e sapatos para usar em casa também são alvo dos consumidores. Junto com a sua filha, Jaqueline aproveitou o momento para se preparar para a hora de dormir. “Estamos nos preparando para esse frio que está chegando. Viemos com o objetivo de comprar um pijama quente”, diz ela.
O que combina com pijama e ficar em casa? Pantufas, é claro. Adriana de Ávila foi ao comércio em busca de pantufas quentinhas para a família. “Estou comprando as pantufas por causa do frio, porque ajuda muito a esquentar os pés. Agora com a onda de frio que resolvi sair para procurar e já é para a família toda”, fala Adriana.
Chuva também alegra vendedores
A chuva também ajuda na baixa da temperatura, mas atrapalha na hora de lavar e secar roupas. Para muitos trabalhadores do setor isso não é incomodo. “Agora nesses últimos dias que têm chovido e o frio está vindo, os clientes vem à procura dos produtos mais quentes e também para fazer reposição de meias, que é uma coisa que se usa todo dia e com o tempo ruim é difícil de secar. Isso para nós é muito bom nas vendas”, fala a sub-gerente de uma loja de confecção, Clarice Schneider.
Segundo a lojista, um dos segredos para a venda de roupas mais quentes são as novidades que chegam mais cedo. “A gente recebe novidades quase todos os dias, a coleção nova de Outono/Inverno já está toda na loja. Só temos a agradecer pelo fluxo de clientes que vêm conferir os últimos lançamentos”, relata Clarice.
Com a chuva, a procura por calçados mais fechados e de canos altos também aumenta. A proprietária da Unicalce Cinderela, Margarida Konzen, declara que produtos com peles e botas já estão em alta. “Já deu um reflexo em produtos que são para frio mesmo, sinalizando aquilo que não tinha acontecido ainda”, comenta.
Pantufas para esquentar os pés gelados em casa também estão sendo bem procurados para adultos e crianças. E as expectativas de vendas estão em alta.