Se piscar os olhos, já passou. Eles são indiscutivelmente velozes. Furiosos? Nem sempre. Há momentos em família e de celebração com os amigos. Nesta quarta-feira, estreia nacionalmente o filme Velozes e Furiosos 8. No dia seguinte, às 19h, ele chega rapidamente na telona do Cine + Arte Tanópolis, dublado. Mais tarde, às 22h10min, acontece a segunda sessão, que será legendada. A entrada custará R$ 24,00 em ambas.
Velozes e Furiosos é uma das séries cinematográficas mais bem sucedidas no mundo inteiro. Quando a saga estreou, em 2001, Vin Diesel, que interpreta Dominic Toretto, e Paul Walker, que fazia Brian O’Conner, eram novatos. Diesel havia feito uma participação em “O Resgate do Soldado Ryan”, de 1998, tendo seu primeiro sucesso. Já o galã loiro (Paul) tinha participado apenas de alguns seriados, além de um papel coadjuvante no “A Vida em Preto e Branco”, em 1998.
A marca chegou ao sétimo episódio com perdas e ganhos pelo caminho. A nota triste desta trajetória foi a morte do astro Paul Walker, em 30 de novembro de 2013, num intervalo durante as filmagens de Velozes e Furiosos 7, em – ironia do destino – um acidente de trânsito. Os seis primeiros filmes arrecadaram mais de 2,7 bilhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo e esse impacto junto ao público tem crescido a cada novo lançamento, aumentando as expectativas e os valores envolvidos. Muita ação, adrenalina à flor da pele, carros potentes e astros jovens e bonitos dão continuidade à franquia. Trata-se de uma combinação que não tem como dar errado e pelo que se viu no exterior, rapidinho pode vir o 9.
O que a galera espera do novo lançamento
Depois da morte de Paul e, em seguida, o sucesso inesperado de Velozes e Furiosos 7, a galera que acompanha a série de filmes criou diferentes expectativas a respeito do novo lançamento. Tem gente que está contando as horas para assistir, porém há também quem pretende olhar só depois de ouvir e ler as críticas.
O montenegrino Gilberto Zanini, de 30 anos, acompanha os caras desde o início e também é apaixonado por carros. “A minha expectativa em relação ao filme é a melhor possível. Sou muito fã de velocidade e gosto da adrenalina do filme”, conta.
Ele aprova todos os lados da saga, desde a contratação de atores consagrados (principalmente após a quarta edição) até a veracidade dos carros potentes. “Não mediram esforços financeiros na hora de produzir”, resume. Pouco antes da estréia de Velozes e Furiosos 7, ele chegou a pensar que a saga chegaria ao fim, mas se surpreendeu no cinema. “Com a morte do Paul, achei que o filme ficaria frágil, pois ele e o Vin Diesel sempre foram os atores principais. Mas, assistindo, vi que continuou muito interessante”, avalia.
O montenegrino Eduardo Marques Ferreira, de 20 anos, também acompanha a série, mas vai esperar as criticas do filme. “Não pretendo ver na estréia, vou aguardar os comentário… o trailer não me convenceu muito”, declara. Apesar de gostar da sequência de fatos da série, ele não tem muitas expectativas para esse lançamento. Entretanto, a sétima edição foi a sua preferida. “Teve todo o esquema do ator (Paul Walker) ter morrido antes de terminarem o filme. Teve homenagem pra ele no final… mexeu mais comigo, emocionalmente”, explica.
O que o público vai encontrar no cinema?
Agora que Dom e Letty estão em lua de mel e Brian e Mia se aposentaram — e o resto da equipe foi exonerado — o time que rodou o mundo vive o que parece ser uma vida normal. Entretanto, quando uma mulher misteriosa (Charlize Theron) seduz Dom de volta ao mundo do crime, do qual ele não consegue fugir, ele trai aqueles que lhe são próximos. O grupo irá enfrentar desafios que irão testá-los como nunca antes. Do litoral de Cuba e das ruas da cidade de Nova York às planícies geladas do Mar de Barents, no Ártico, o esquadrão de elite cruzará o planeta para impedir que uma anarquista desencadeie um caos de nível mundial. E levar de volta para casa o homem que fez deles uma família.
Vale lembrar que a franquia de Velozes e Furiosos já está garantida até a décima edição, que deve ser lançada em 2021, ou seja, ainda tem muita história para ver.