Oitavas de final da Copa iniciam no sábado. O que rolou até agora?

Mundial tem como grande surpresa a eliminação da atual campeã Alemanha

A fase de grupos da Copa do Mundo chegou ao fim. Nesta quinta-feira, quatro partidas definiram os últimos dois classificados para as oitavas de final. Das 32 seleções que disputaram a primeira fase na Rússia, 16 já deram adeus ao torneio. A partir deste sábado, os jogos são eliminatórios, e quem perder volta para casa. Líder do grupo E, a Seleção Brasileira segue firme na busca pelo hexa e encara o México na segunda-feira por uma vaga nas quartas de final.

Kane, Inglaterra, artilheiro, Copa do Mundo, futebol
Atacante inglês Harry Kane é o artilheiro da Copa com cinco gols

Adversário brasileiro na próxima fase, o time mexicano surpreendeu a todos no quarto dia do Mundial ao vencer a Alemanha por 1 a 0. Os atuais campeões, inclusive, foram a grande decepção da fase de grupos. Com apenas uma vitória em três jogos e derrota emblemática para a Coreia do Sul por 2 a 0 na última partida, a seleção alemã foi a única equipe que já levantou a taça a ser eliminada na primeira fase. Vale lembrar que a Itália, tetracampeã mundial, não se qualificou para o torneio deste ano.

A melhor seleção da etapa classificatória foi a Bélgica, que venceu seus três jogos, marcou nove gols e sofreu dois. Outro país europeu que teve 100% de aproveitamento na fase de grupos foi a Croácia, que fez sete gols e sofreu apenas um. O grande desempenho dos croatas nesta fase foi na segunda rodada, quando aplicaram 3 a 0 na Argentina e garantiram vaga nas oitavas. Além de Bélgica e Croácia, apenas o Uruguai conquistou três vitórias na fase de grupos. A celeste, inclusive, foi a única equipe que não sofreu gols na Copa até agora.

Baloy, Panamá, gol, história, Copa do Mundo
Zagueiro Baloy comemorou muito o primeiro gol do Panamá em mundiais

Somente Egito e Panamá não somaram nenhum ponto na Rússia. Porém, os torcedores egípcios e panamenhos não foram para casa sem comemorar. O craque Salah marcou os dois gols do país africano no Mundial. O Panamá também fez dois gols na competição, o primeiro e tão celebrado (mesmo com a goleada sofrida pela Inglaterra, a maior do torneio até agora: 6 a 1) foi anotado pelo ex-gremista Baloy.

Todas as seleções marcaram pelo menos dois gols na Copa do Mundo, uma estatística histórica em mundiais. Mas ninguém balançou mais as redes até agora que o inglês Harry Kane. Em duas partidas disputadas no torneio, o atacante já marcou cinco gols. Ele é seguido de perto por Cristiano Ronaldo (Portugal) e Lukaku (Bélgica), que já anotaram quatro gols.

Japão, Islândia, Marrocos e Irã também surpreenderam

A vitória da Coreia do Sul sobre a Alemanha não foi o único resultado surpreendente da fase de grupos da Copa. No grupo H, poucos apostavam no Japão como um dos classificados antes do torneio. A seleção nipônica era a principal candidata a lanterna do grupo, mas surpreendeu a Colômbia na estreia e garantiu vaga nas oitavas mesmo com derrota para a eliminada Polônia (cabeça de chave do grupo) nesta quinta.

Estreante no mundial ao lado do Panamá, a pequena Islândia parou Messi e cia. em seu primeiro jogo na história das Copas. O goleiro islandês, inclusive, defendeu pênalti do craque argentino no empate em 1 a 1. Mesmo eliminadas pelas favoritas Espanha e Portugal, as seleções do Irã e de Marrocos ofereceram muitas dificuldades para as equipes europeias.

Últimas Notícias

Destaques