Rodovia está bloqueada desde segunda-feira, após rompimento
No próximo domingo, 26, a ERS-240 deve ser novamente liberada no km 20, onde a pista cedeu após as fortes chuvas de maio. A empresa CSG, que administra a estrada, acelera os trabalhos para a volta à normalidade.
Na manhã dessa quarta-feira, 22, o secretário municipal de Gestão e Planejamento de Montenegro, Rafael da Cruz, e o gerente de Contratos e Convênios, Silvio Kael, estiveram no local conversando com o diretor de Operações da CSG, Cleber Santos. Rafael explicou a importância da estrada para os montenegrinos, citando os atendimentos de saúde na região metropolitana e Vale dos Sinos, entre outras questões, e pediu que os acessos e desvios a Capela de Santana recebam melhorias, como britas, por parte da empresa.
Cleber explicou que alguns reparos já estavam sendo feitos e que, no domingo, 26, a rodovia deve ser liberada para o trânsito. Também foi pedida atenção para o trecho da RSC-287, que havia cedido junto à entrada de Montenegro, pela rua Ramiro Barcelos. O diretor reforçou que ali as obras também já iniciaram.
A ERS-240 está bloqueada desde a última segunda-feira, 20, quando ocorreu o rompimento devido à força da água da enchente, que estava represada por causa de obstrução de bueiro por entulhos, chegando a causar inundação em casas, propriedades e estabelecimentos comerciais.
Os desvios por dentro de Capela de Santana, como pelas ruas Livino Bauermann e Adalberto Borges dos Santos, próximo ao pardal, ligando com a Avenida Orestes Lucas e a ERS-240, estão em condições precárias, com congestionamentos e caminhões atolando. Outras opções são pelas estradas das localidades de Passo da Taquara, Pareci Velho e Pareci Novo, ligando a ERS-240 com a ERS-122 em São Sebastião do Caí, em trajeto mais longo, mas em melhores condições.