Obra Frutos da Ligação é inaugurada em Montenegro

Quem passa pela rua Buarque de Macedo, em direção a RSC-287, agora pode observar uma intervenção urbana cheia de identidade montenegrina e personalidade. Nesta sexta-feira, 11, foi inaugurada no canteiro próximo a entrada do Parque Centenário, a obra “Frutos da Ligação” da artista Michele Martines.

A pintura da montenegrina saiu das telas, e foi parar em orelhões de telefone. As pinceladas talentosas transformaram os suportes já obsoletos em frutas cítricas, como bergamota, laranja e limão. “Foi muito satisfatório, acho que eu descobri uma nova prática no meu trabalho artístico, algo que me motiva muito”, declara.

Desde 2014 Michele tem uma série de pinturas intitulada Cenas Urbanas, em que diversas obras começaram a agregaram também orelhões nas paisagens. “Por se destacar em algumas obras eu cheguei a colocar o orelhão como personagem principal da tela, até por refletir essa questão de ele estar ali como uma escultura, na paisagem e ninguém utiliza”, conta.

Após uma passagem pela Diretoria de Turismo na Prefeitura de Montenegro, a artista conta que a sua percepção mudou. “A minha formação é em Artes Visuais, e eu sempre olhava para as ruas buscando uma cena pra pintar, e comecei a olhar para as ruas pensando o que eu poderia inserir nos espaços para tornar eles mais interessantes pelo viés do turismo”.

Através do Prêmio Funarte Descentrarte, o seu projeto de trazer os orelhões de volta às ruas em forma de arte foi possível sair do papel. Em uma parceria com a Prefeitura de Montenegro, prefeituras da região e uma empresa de telefones o Frutos da Ligação foi finalmente finalizado. “Um dos objetivos é esse, colocar arte na cidade e trabalhar a identidade do município, além de estimular para outras iniciativas semelhantes”, completa. A intervenção ficará por tempo indeterminado no local e pode ser visitada por todos.

Últimas Notícias

Destaques