O prazo previsto para conclusão era de 180 dias, porém, 24 meses depois do início dos trabalhos, pouco foi feito
Em agosto de 2016, a Administração Municipal anunciou um investimento de R$ 1.403.607,20, para a construção de uma Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) no bairro Centenário, dias depois o serviço teve início. O limite para conclusão da obra era de 180 dias, porém, mais de 20 meses já se passaram desde a previsão de entrega – fevereiro de 2017 – e, por enquanto, não há prazo de quando a escola poderá atender a demanda da comunidade. O secretário municipal de Obras Públicas, Argus Machado, justifica que há demora na aprovação da prestação de contas e nos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por este motivo a obra não chega a adquirir o ritmo desejado à sua conclusão. O serviço é prestado pela Construtora Scherer, de São Leopoldo.
A EMEI está sendo construída na rua Vereador João Vicente, no bairro Centenário. A estrutura terá seis salas de aula, mais áreas administrativas e de serviços. Mas, por enquanto, somente as paredes do prédio foram erguidas.
O secretário de Obras afirma que a Administração está em busca de um aditivo de prazo, por isso não é possível informar uma nova previsão para conclusão dos trabalhos. “Tendo em vista os recorrentes atrasos, não há como estimar esta data”, reitera o gestor.
A estimativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura é que a EMEI atenda aproximadamente 120 crianças em turno integral ou 240 em turno parcial, dependendo da necessidade da comunidade.