OAB pedirá ao Estado melhorias na Segurança

Ainda está semana, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Ricardo Breier, irá se reunir com o governador José Ivo Sartori e com o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer. A reunião tem como objetivo apresentar as demandas na área para a região do Vale do Caí. As necessidades foram elencadas durante uma audiência pública, promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Montenegro, realizada no dia 11 de dezembro passado. A intervenção da OAB atende a uma solicitação da presidente da Comissão, vereadora Josi Paz, intermediada pelo presidente da subseção de Montenegro, Sepé Tiaraju Rigon de Campos.

Entre as reivindicações está o aumento no efetivo, melhores condições de trabalho para os agentes – incluindo a modernização de equipamentos -, e a criação de políticas que estabeleçam o auxílio moradia aos agentes lotados no Vale. “Queremos que pelo menos alguns dos policiais que se formam na nossa escola da Brigada permaneçam em Montenegro. Temos que dar incentivos para que queiram trabalhar aqui”, comenta Josi.

Na sexta-feira, 4, uma reunião na sede da OAB local expôs a imprensa o andamento das ações, com participação também do vereador Felipe Kinn da Silva também. O edil avalia que em 2017 foi dado um importante passo rumo às conquistas na área da Segurança. Entre as iniciativas, ele destacou o levantamento das demandas das polícias Civil e Militar e da Penitenciária Modulada do Pesqueiro, além de reuniões e da própria audiência pública. “Queremos chegar ao final dessa jornada com êxito”, comenta.

Para o presidente da subseção local, a Segurança Pública merece atenção especial por parte dos governantes, pois, para se ter uma sociedade melhor é preciso combater a violência. “Se os agentes do governo não têm condições para atuar sozinhos. Vamos nos envolver para somar forças”, acrescenta. Conforme Sepé, a ata da audiência pública, assim como o CD com os áudios do evento, foi encaminhada ao presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia.

“A OAB já vem participando de debates sobre questões de Segurança em vários outros municípios, mas essa será a primeira vez que irá interferir diretamente junto ao Governo do Estado”, detalha Sepé. Ele se comprometeu a acompanhar os desdobramentos do caso após a entrega dos documentos, por parte do presidente da OAB estadual, ao Governo Sartori. “A OAB vai usar um canal de negociação para que o Governo volte os olhos para nossa região. Tenho um canal direto com o presidente Breier e vou cobrar”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques