A maquiagem perfeita começa pela pele. A preparação dela é fundamental para esconder imperfeições e deixar um tom homogêneo, perfeito para receber as cores de batom e sombra. A boa notícia é que hoje o mercado oferece grande variedade de produtos, capazes de deixar perfeita qualquer tipo de pele.
Existem bases líquidas, em bastão, cremosas, em spray ou mousse. Alguns protetores solares e hidratantes também funcionam como base. E as tonalidades estão bem mais amplas. Veja algumas dicas pra não errar na maquiagem.
Teste
Pra não errar na hora de escolher a cor da base, a dica é sempre testar no rosto, na região da bochecha, queixo ou no maxilar. O pulso não é a melhor área, pois pode apresentar diferença na tonalidade.
Encontre a sua base
Opções não faltam, no entanto, cada textura oferece um resultado diferente. Encontre a sua base perfeita. As líquidas são mais fáceis de aplicar e têm melhor cobertura. As de mousse não têm uma cobertura tão boa, mas oferecem acabamento natural. Base em pó é só para quem tem pele oleosa e deseja fugir do brilho.
O primeiro passo
Não, a base não é o primeiro passo. Antes dela, a pele deve ser limpa e hidratada. Pele nutrida oferece maior aderência e a base preenche melhor as imperfeições. O uso do primer, produto que ajuda a fixar a maquiagem, irá deixá-la perfeita e mais duradoura.
Como aplicar base
A aplicação pode ser feita com pincéis e esponjas. Mas é o pincel que oferece melhor cobertura dos poros e faz com que o produto assente melhor na pele. Com ele é bem mais fácil espalhar a base de forma mais uniforme. Esse é um investimento justo. Todo estojo de maquiagem merece um aplicador de qualidade.
Tipo de pele
Quem tem pele oleosa deve preferir produtos mais secos, livres de óleos e hidratantes, bases conhecidas como oil free. Já para peles mistas é possível utilizar oil free, desde que antes seja colocada uma camada de primer, para nutrir. E para as peles secas, as bases com função de hidratação são as mais indicadas.