O espelho da vida

”Parem as máquinas!”. “Chamem os tipógrafos!”. “Há uma nova informação que precisa dar forma ao mundo dos nossos leitores!”.

E assim surgirá uma nova edição do jornal. Na capa, a manchete em letras garrafais num negrito quase luminoso avisará que a vida não para, pois ela precisa seguir o seu fluxo, a cada página virada. A vida e todas as suas histórias.

E este jornal será lido nas casas, nas praças, nos bares, mal esteja o dia a raiar e a bem de propiciar mil e um motivos para que pessoas ao se encontrarem digam umas as outras: “Você leu? Você viu a notícia que saiu no jornal?”.

Informar é a maior virtude de um veículo de comunicação.

Há 40 anos, o Jornal Ibiá vem fazendo isso. Há 40 anos, pessoas transformadas em leitores têm em suas mãos a possibilidade de usar as palavras impressas como forma de acompanhar a velocidade dos fatos que se sucedem, na pressa dos segundos intermináveis.

Um jornal que faz a cidade se enxergar nele. Um espelho que reflete o olhar de jornalistas, esses profissionais que tratam a informação com competência e credibilidade. A informação em conformidade com o acontecimento.

No Jornal Ibiá, em um 13 de outubro de 2003, me vi pela primeira vez numa reportagem. Era sobre uma exposição no Instituto de Educação São José que mostrava arte feita pelos pais dos alunos. Nela, uma foto com minhas poesias e a referência “poeta”.

Assim como um jornal que conta e guarda a História, eu tenho o meu relicário com parte da minha história literária contada pelo Jornal Ibiá.

Poemas publicados em 2006 na página chamada Espaço Literário, lugar onde os escritores de Montenegro podiam mostrar a sua arte. Depois, sempre a presença nos lançamentos de meus livros e em outros eventos culturais que participei.

Na verdade, há uma palavra que expressa o meu sentimento em relação ao Jornal Ibiá. Essa palavra é Gratidão.

Gratidão por dedicar sempre um espaço inestimável para a Arte e a Cultura feita em Montenegro e regiões próximas. Gratidão por mostrar em fotos o rosto de nossos artistas bem como as suas obras e os momentos de sua existência e encantamento, seja em feiras, escolas, praças, calçadas, enfim, qualquer lugar.

Gratidão Jornal Ibiá, por fazer de suas palavras, esta união de letras digitadas, textos que contam o que fazemos, estas nossas digitais impressões que tentam levar um pouco de luz a todos os olhares. Da mesma maneira que vocês fazem. Porque o que vocês fazem também é arte que ilumina.

É a arte de transformar uma comunidade fazendo com que ela não permaneça mergulhada na ignorância pela falta de informação. A arte de ser, por estes 40 anos e para o futuro, um caminho a ser decifrado pelo tão necessário exercício da leitura.

Vida longa Jornal Ibiá!

Parabéns e grato pelos teus 40 anos de existência!

Últimas Notícias

Destaques