Decreto orientando o uso de máscaras ainda está em vigor
No dia 23 de novembro do ano passado, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul emitiu uma nota informativa com recomendações, principalmente sobre a volta do uso de máscaras de proteção e o reforço da vacinação contra a Covid-19. Apesar de não haver obrigatoriedade, a recomendação teve forte apelo justamente pelo aumento considerável dos casos da doença. Logo após, no dia 28, o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, assinou decreto recomendando o uso de máscaras para a população mais vulnerável (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades) em situações de maior risco de contaminação pela Covid-19, como locais fechados e mal ventilados com aglomeração de pessoas.
O decreto segue em vigor na cidade, mas, conforme a secretária municipal de Saúde, Andréia Coitinho da Costa, em conversa com a responsável pela Vigilância Epidemiológica do município na última semana, foi constatada a queda no número de casos de Covid-19. O fato foi percebido principalmente nas unidades básicas de saúde, pela considerável redução da demanda. Mesmo assim, segundo Andréia, apenas desde o início do ano, já foram 124 casos de Covid. Há também um paciente internado em situação regular positivado para a doença desde o dia 6 de janeiro.
Vacina: 91,8% tem pelo menos uma dose
Quanto à vacinação, 91,8% da população geral têm pelo menos uma dose do imunizante em Montenegro, enquanto 61,1% têm o esquema vacinal completo. Mesmo sendo mais da metade da população, a área da saúde continua recomendando a busca de quem ainda não tem o esquema completo. Na população de 80 anos ou mais, 97,1% têm apenas uma dose e 83,2% tem o esquema completo.
Já de 18 a 79 anos de idade, 103,6% tem pelo menos uma dose e 68% está com o esquema vacinal completo. Vale lembrar que o número ultrapassa os 100% porque provavelmente pessoas de outros municípios realizaram a vacina na cidade. Do público de 12 a 17 anos, 89,2% tem pelo menos uma dose e 76,1% com o esquema completo. Já crianças de 5 a 11 anos de idade, 64,4% têm pelo menos uma dose e 42% já concluíram seu esquema vacinal. Das crianças de 3 a 4 anos de idade, apenas 11,5% realizaram pelo menos uma dose e 4,4% tem o esquema concluído.
Locais e horários
A vacinação em Montenegro ocorre de segunda a sexta-feira, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 8h às 18h e também a semana toda na UBS Centro, das 7h30min às 17h. A dose 1 para crianças de seis meses até quatro anos de idade é realizada apenas mediante agendamento pelo número (51) 3632-0138. Já a dose 1 e 2 para as crianças de cinco à 11 anos deve ser realizada na ESF 3 Industrial, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min, sem necessidade de agendamento. Já a dose 3 para esse público também ocorre através de agendamento, sempre no mesmo número de telefone.
Também está ocorrendo a vacinação da dose 1 e 2 a partir de 12 anos; dose adicional para imunocomprometidos; dose 3 a partir dos 12 anos; dose 4 para adultos a partir dos 25 anos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais e também as doses de reforço para quem recebeu a vacina Janssen.
Antiviral em estudo
A Fiocruz, em parceria com a empresa Microbiológica e o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), está tentando desenvolver um antiviral de uso oral contra a Covid-19. A substância, chamada pelos pesquisadores de MB-905, foi purificada a partir da cinetina e demonstrou-se eficaz para inibir a replicação do Sars-CoV-2 em linhagens de células humanas hepáticas e pulmonares, além de auxiliar a frear o processo inflamatório desencadeado pelo vírus. A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Communication e o dossiê pré-clínico foi encaminhado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que, a partir da aprovação do órgão, seja iniciada a primeira fase de ensaios clínicos.