Novos soldados da BM reforçam policiamento na região

MAIS SEGURANÇA. Enquanto aguardam por suas “novas casas” soldados são empregados em locais públicos e operações

Enquanto aguardam serem designados para atuar em outras cidades do Estado, os novos soldados, formados pela Escola da Brigada Militar de Montenegro, reforçam o policiamento local e nos demais 18 municípios que integram o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí (CRPO/VC). Eles estão presentes nas ruas, praças e nas operações realizadas pela Brigada na região.

Nessa terça-feira, dia 11, o soldado Alexsander Rosa Ferro, de 23 anos, participou pela primeira vez, depois de formado, das ações do Plano Tático Operacional da BM. Ele que se destacou como primeiro colocado do Curso de Soldados, na Escola de Formação e Especialização de Soldados (ESFEs), tem a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento e técnica adquiridos no processo de estudos. “É tudo novo, mas está dentro da realidade que eu previa”, relata o soldado sobre como tem sido a experiência no campo profissional.

Os soldados Alexsander Rosa e Viviane Klein formaram-se no mês de setembro

Ao lado da colega Viviane Klein, 24, Alexsander afirma que Montenegro deixará ótimas recordações desta fase de suas vidas. Natural de Cachoeira do Sul, ele não tem preferência por cidade para trabalhar. “Para onde me designarem, vou bem”, brinca. Já Viviane, que é natural do município de Derrubadas – região Noroeste do Estado – gostaria de ser lotada na região do Vale dos Sinos.

Enquanto aguardam para saber para onde irão, os novos soldados vivem novas emoções durante seus turnos de seis horas diárias de trabalho. “Na escola a gente aprende muito, mas na rua, a realidade é diferente. É muito bom trabalhar em Montenegro, os colegas mais experientes nos ensinam muito”, acrescenta Viviane.

“Para o comando regional, esse reforço é importante porque incrementa a atividade o policiamento ostensivo”, diz o comandante do CRPO/VC, tenente-coronel Paulo Rogério Alberti. “O Comando Geral da Brigada tem sido sensível aos nossos anseios ao disponibilizar esse efetivo, que pertence ao Departamento de Ensino, para reforçar o policiamento na região”, diz ainda.

A classificação definitiva dos novos PMs deve ser divulgada no próximos dias. Ainda não há previsão de quantos devem ser lotados no CRPO/VC. Embora haja um déficit no quadro de servidores, o comandante afirma que não há motivos para preocupação. Além do Vale do Cai não apresentar elevadas taxas de criminalidade, caso haja necessidade, a BM conta com estratégias para suprir as demandas. “O fato do efetivo não estar à mostra não significa que a Brigada não esteja presente. Em questão de minutos a BM tem condições de mobilizar e remanejar um grande efetivo dependendo, claro, da necessidade”, explica o tenente-coronel.

Últimas Notícias

Destaques