O novo Polo 2018 veio de cara nova, e está muito semelhante com o atual padrão da Volkswagen. Parecido com o Jetta e o Golf, principalmente na parte dianteira que da ao carro, ele tem aparência moderna e esportiva que lembra muito o seu primo descolado, o Golf. Na época em que foi lançado, foi um grande marco na produção de veículos, pois o Volkswagen Polo ficou conhecido por sua grande sofisticação na construção, sendo feito com solda a laser e chapas de ferro que embora tenham sido fatores importantes para o avanço tecnológico na construção de automóveis também resultou em um iminente aumento no preço do carro, porém nada que tornasse o carro inviável para os consumidores já que todos queriam o carro por conta de sua estabilidade e resistência que apesar de não ter o mesmo nível de tecnologia do Polo europeu, também é um carro de boa qualidade. Outra característica vista no Volkswagen Polo das primeiras gerações são a condução e dirigibilidade precisa, diferente de outros modelos da Volkswagen da época a exemplo do Gol que ainda usava o motor na posição longitudinal, assim deixando a desejar em comparação aos primeiros Polos vendidos no Brasil.
De lá para cá, os modelos da VW mudaram bastante e agora o novo Polo 2018 pretende fazer história na chegada da nova geração, mesmo porque o mercado brasileiro mudou e ficou ainda mais competitivo com o lançamento de modelos mais modernos e tecnológicos como os principais concorrentes do novo Polo 2018 como o Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e o mais recente lançamento da Fiat, o hatch compacto Argo.
Lançamento
A nova geração do VW Polo já foi apresentada na Europa. No Brasil, o novo carro da Volkswagen tem previsão de lançamento entre outubro e começo de novembro de 2017, quando a marcas alemã deve revelar todos os detalhes e preços das versões do novo Polo nacional.