O governador do Estado, Eduardo Leite, assinou na terça-feira, dia 21 de maio, o Decreto 57.626 que altera a classificação de diversos municípios em relação aos efeitos sofridos com a catástrofe climática em curso no Rio Grande do Sul. Além de haver mudanças entre as listas de situação de Emergência e de Calamidade Pública, alguns foram incluídos, como o caso de São José do Sul. A divulgação do Decreto, inclusive para as prefeituras, aconteceu no início da noite de ontem, portando, na edição digital do Ibiá saiu a informação de que essa cidade no Vale do Caí não teve reconhecido seu pedido de Emergência.
Assim, do total de 464 municípios gaúchos afetados de alguma forma, agora são 78 com reconhecimento de Calamidade Pública (antes eram 46). Na região estão Montenegro, São Sebastião do Caí e São Vendelino; com inclusão de Bom Princípio, Feliz e Triunfo que antes estavam em Emergência. Os demais 340 municípios gaúchos estão enquadrados em Emergência.
Emergências na região
Alto Feliz; Brochier; Capela de Santana; Harmonia; Maratá; Pareci Novo; Poço das Antas; Salvador do Sul; Vale Real; Barão; Portão, São José do Sul; São José do Hortêncio; São Pedro da Serra.