Expectativa. Melhorias na rodovia já têm plano funcional pronto, mas EGR ainda analisa projetos antes da licitação
Em até 30 dias, a licitação para contratar a empresa que irá executar a nova travessia urbana da RSC-287, em Montenegro, estará publicada. A previsão é do vereador Joel Kerber (PP), presidente da comissão pela restauração do trecho e principal articulador político das obras junto ao Governo do Rio Grande do Sul. Contatada pelo Jornal Ibiá, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) — responsável pela estrada entre os quilômetros 0 e 7 (acesso à ERS-411) — desde dezembro do ano passado, informou que o projeto de travessia e também o de recuperação do pavimento ainda estão em elaboração e que não há como precisar a data em que estarão prontos. No mês de março, a estatal havia divulgado nota em que estimava o início dos trabalhos para abril.
Kerber, que acompanha de cima as movimentações em torno do assunto, diz que a empresa responsável pelos projetos, a ZXF Engenheiros Consultores, já concluiu o plano funcional, uma espécie de planta da obra, que detalha as rotatórias. Contudo, os desenhos agora precisam passar pelo crivo de engenheiros da EGR, que têm saído a campo para fazer planilhas, relatórios e modificações necessárias antes da publicação do edital. “Acredito que até o fim de maio a concorrência estará pronta”, calcula o vereador. Enquanto isso, os acidentes de trânsito no trecho continuam frequentes. No último dia 8, o motociclista Sidnei Machado Gonçalves, 35 anos, morreu ao sofrer uma queda no quilômetro quatro da 287.
Integrante da ZXF, o engenheiro civil Erno Zimpel conta que há previsão de ruas laterais para escoar o fluxo local, mas o traçado e outros detalhes ainda não estão concluídos. Por enquanto, o estudo não prevê passarela de pedestres, mas sim uma faixa elevada de uma margem a outra da estrada tendo um canteiro ao centro. “Assim, as pessoas poderão passar a faixa em duas etapas”, diz.
Os projetistas da empresa ainda não chegaram à fase do orçamento, até porque têm sido feitas adequações aos desenhos. A expectativa de Zimpel é ter até junho os projetos prontos para licitação. Todo o trabalho toma por base estudos anteriores do Daer, de modo que a estrutura a ser construída poderá ser mantida caso a RSC-287 seja duplicada. “Estamos com os projetos bem encaminhados, mas tudo depende da concordância da EGR”, explica.
Investimento em projetos chega a R$ 360 mil
Ainda não se calculou o valor que o governo gaúcho irá desembolsar para tornar a travessia urbana de Montenegro mais segura. O parâmetro do vereador Joel Kerber é o novo trevo de Capela, inaugurado em março do ano passado, que custou um milhão de reais. “Como são seis rótulas, se teria aí um mínimo de R$ 6 milhões, mais as laterais.”
No caso dos projetos em fase de elaboração, o investimento ocorre em parceria com o Executivo e o Legislativo de Montenegro, pois o município aportou R$ 200 mil para ajudar a financiá-los. O presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, afirmou que a execução será por etapas e à medida que houver dinheiro em caixa.
“Esta é uma das prioridades que elencamos para a região, pois sabemos dos perigos a que atualmente os motoristas e pedestres estão expostos neste trecho. Temos a determinação de que, assim que os projetos da travessia urbana do município e o de recuperação da rodovia neste segmento estiverem concluídos, iremos licitar as obras, iniciá-las e terminá-las no menor espaço de tempo possível”, garante Nunes.
União de esforços traz resultados
O empenho das autoridades locais e a verba de R$ 200 mil dos contribuintes montenegrinos não apenas agilizou o projeto da 287, como também permitiu que fossem apontadas as prioridades, afirma Joel Kerber. Questionado pela EGR e pela empresa ZXF quanto às prioridades para construção das rótulas, o vereador citou os dois pontos mais perigosos: “É necessário começar pelos cruzamentos da 287 com a Ramiro Barcelos [Posto Ipiranga] e com a Coronel Antônio Inácio [Renauto]. Depois vêm as outras quatro: no restaurante Fatur; na interseção com a BR-470 [Comauto]; no acesso ao bairro Senai [Juvenal Alves de Oliveira]; e na interseção com a ERS-124”.
A construção de vias laterais irá desde o restaurante Fatur até a ERS-124. Em boa parte dos sete quilômetros haverá obstáculos no centro da pista para que os condutores não cruzem a 287 em qualquer ponto. Para ir do bairro Rui Barbosa ao Panorama, por exemplo, o motorista terá de seguir até a ponte seca para retornar. “Foram mais de 20 reuniões que puxamos a frente para chegarmos até aqui, mas o sentimento é de satisfação por tudo estar andando rápido”, observa o vereador.
Sinalização de área escolar
Paralelamente à construção das seis rótulas, vias laterais e novo pavimento, Joel Kerber também reivindicou à EGR medidas mais simples e baratas, como a sinalização de Área Escolar em dois pontos da RSC-287: nos bairros Panorama e 5 de Maio. “A nossa principal preocupação é proteger as crianças que precisam atravessar a via para ir à escola. Faixas de pedestre com sonorizador foram solicitadas, além de placas”, conta o parlamentar. A estatal disse a ele que a reivindicação será atendida em breve, assim como uma operação de tapa-buracos e uma roçada geral nas margens do trecho urbano da estrada.
Segundo o legislador, o projeto tem gerado curiosidade e, no papel, tem agradado a toda a comunidade. Na última semana, por exemplo, ele se reuniu com Fernando Oliveira, diretor da empresa LF Oliveira, que se situa em área contígua à estrada estadual.