Nova empresa assume coleta de lixo nesta sexta-feira

URBAN contratou quase 100% dos ex-funcionários da KLL

A partir desta sexta-feira, 1º, a coleta de lixo em Montenegro passa a ser realizada pela Urban Serviços e Transportes LTDA, que substitui a KLL Transportes LTDA. A mudança ocorre após a KLL anunciar à Administração Municipal, em setembro, sua saída devido a dificuldades financeiras. Marcos Lopes, diretor da Urban, informa que quase 100% dos funcionários da KLL foram contratados pela nova prestadora. “Todos que foram aprovados já estão trabalhando conosco”, destaca Lopes.

A Urban seguirá o cronograma de recolhimento previamente estabelecido em contrato, não há informação se haverá alterações nos dias de coleta nos bairros. A empresa está em fase de instalação de um escritório na cidade, que incluirá uma área de transbordo e garagem para os caminhões.

O contrato com a Urban tem vigência de um ano, a partir de 1º de novembro de 2024, até que o município finalize o novo processo licitatório, conforme o artigo 105 da Lei nº 14.133 de 2021.

Rompimento contratual da KLL com a Prefeitura de Montenegro
Na semana passada, a diretora da KLL, Cláudia Moutinho, informou ao Ibiá o rompimento do contrato de coleta de lixo firmado com a Prefeitura de Montenegro, mas sem especificar os motivos que levaram à decisão. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, a empresa justificou dificuldades financeiras e desinteresse na continuidade do serviço.

Para garantir a transição e manter o atendimento à população, a Administração Municipal manifestou interesse na rescisão consensual do contrato, concordando que a KLL prestasse o serviço até o final de outubro. Segundo a Prefeitura, essa medida possibilitou a contratação emergencial de uma nova empresa para evitar interrupção no recolhimento de lixo.

O contrato com a KLL, vigente desde março de 2023 e prorrogado em março de 2024, foi encerrado sem aplicação de multa devido ao acordo entre as partes. A nova empresa contratada receberá R$ 392 mil mensais, valor superior ao do contrato anterior, que era de R$ 331.816,94.

A Administração planeja nova licitação, para o serviço de coleta de resíduos, para o primeiro semestre de 2025, visando definir uma prestadora de longo prazo.

Últimas Notícias

Destaques