300 anos. Sob chuva, fiéis homenagearam neste domingo a Padroeira do Brasil. No dia 12 haverá cavalgada
O domingo amanheceu sob uma chuva fina e constante, convidando a ficar um pouco mais na cama. Talvez a precipitação climática também tenha vindo homenagear os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, em uma mensagem metafórica de limpeza do país, em nome de seu povo sofrido e um tanto desunido. O certo é que o tempo diminuiu o público, mas não impediu a tradicional procissão motorizada da comunidade do Faxinal.
Com poucos veículos e apenas corajosos três motociclistas e um ciclista, o cortejo saiu às 9 horas da praça Rui Barbosa. Espalhando sua benção, a imagem percorreu as principais ruas do Centro, Timbaúva, Rui Barbosa e Centenário, rumo à capela em honra à Padroeira do Brasil. Lá, fiéis aguardavam para carregar a imagem ao altar e iniciar a celebração que em 2017 marca os 300 anos de encontro da imagem.
O padre Diego Knecht lembrou esta divina história ocorrida em 1717, na Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, onde pescadores artesanais içaram a santa das águas do Rio Paraíba. Originalmente era uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, celebrada em 8 de dezembro, mas que sofreu os efeitos das águas e assim surgiu com sua pele negra. Uma relação profética com um Brasil que então discutia o fim da escravidão.
A imagem estava quebrada, mas os três homens tiveram a sorte de pescar primeiro o corpo e depois a cabeça. Padre Diego vê nisso a mensagem da união, da restauração, e recorda que depois do surgimento de Nossa Senhora o país libertou os negros do sofrimento e as mulheres passaram a conquistar direitos. O Brasil iniciou mudanças profundas após um período de divisão.
Agora, passados 300 anos, a nação encontra-se novamente dolorida e dividida. “E hoje ela representa novamente a união. Ela continua a interceder por nós, e é o sinal que precisamos reconstruir o Brasil”, declarou. Essa sempre foi a mensagem de Nossa Senhora Aparecida, confirmada pelos fiéis que todos os anos visitam o Santuário em Aparecida para agradecer pelas graças alcançadas.
Celebração dia 12
No feriado de Nossa Senhora Aparecida (quinta-feira) haverá Cavalgada em Louvor, com saída às 8h do Parque Centenário, em direção à capela no Faxinal. Haverá Missa Crioula, seguida de almoço campeiro. Cartões por R$ 20,00 com membros da comunidade.