Foi em meio à maternidade que a confeiteira nata Taís Scheffer, de Montenegro, resolveu apostar de vez no sonho de ter o próprio negócio. Amadurecido desde os tempos da faculdade de Administração de Empresas, o projeto Sabores da Serafina – que leva o nome de sua avó paterna, sua primeira influência na culinária – ganhou vida no final de 2020, durante a pandemia. Com pouco mais de três anos de história vendendo produtos autorais que vão desde chimias, pães, bolos e cucas até molhos e sais temperados, o negócio deu um salto no final do ano passado. Vencedora da segunda edição do programa Empreendedoras Braskem, Taís não somente qualificou o projeto como viu o seu faturamento crescer 30%.
“O curso mudou bastante a minha percepção sobre as necessidades e o foco do meu negócio. Identifiquei melhor o público-alvo e percebi novas formas de como atender melhor os clientes, suas necessidades, atuando de forma mais nichada e assertiva. Com as ferramentas que a qualificação apresenta, meu faturamento cresceu 30% já durante o curso”, explica.
A trajetória de Taís reflete uma tendência observada pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM/RS), que aponta que 43% dos novos empreendedores no RS, em 2022, são mulheres. Outros indicadores corroboram essa realidade. Os números do estudo “Perfil da Mulher Empreendedora” – também realizado pela organização – indicam que 77% das empreendedoras gaúchas são mães, 92% atuam com comércio e serviços e 46% enxergam no empreendedorismo a oportunidade de trabalhar com o que se gosta.
Com novas ferramentas e conhecimento técnico, as tradicionais vendas da Sabores da Serafina, antes mais restritas a vizinhos e amigos, se fortaleceram e atualmente contemplam até uma uma clientela fixa com encomendas semanais. Por meio de parcerias com comerciantes locais, hoje os produtos da marca podem ser encontrados, inclusive, em eventos corporativos de pequenos negócios da cidade e feiras gastronômicas da região.
Além do conteúdo técnico e das trocas de ideias e experiências compartilhadas junto às outras 21 empreendedoras que concluíram o programa, o destaque de Taís no curso rendeu a ela uma premiação de R$ 1.500,00. O valor foi aplicado na compra de novos equipamentos agregados à pequena estrutura montada em casa, onde conduz sozinha todas as atividades do negócio, desde a criação das receitas e sua produção, a divulgação até a venda e entrega dos produtos um a um. “Já estou preparando as ações para a Páscoa, segunda principal data do calendário pro negócio”, conta.