Para alguns, a chegada do inverno é sinônimo de casa, cobertor e muito aconchego. Mas, para os amantes da estação que são mais aventureiros, é chegada a hora de buscar novas rotas. Embora muito procurados nos dias quentes, destinos com montanhas, muita área verde, plantações e belezas naturais podem ser boa pedida na estação mais fria. Afinal, o que é melhor do que a natureza para reenergizar o corpo e descansar a mente.
Viaduto 13 – Vespasiano Corrêa
Localizado em Vespasiano Corrêa, o Viaduto 13 tem 143 metros de altura e 509 de extensão, sendo a terceira maior ponte ferroviária do mundo. Este é o décimo terceiro viaduto de uma sequência que inicia no centro de Muçum, cidade vizinha a Vespasiano.
O viaduto fica há cerca de duas horas de Montenegro. Para chegar ao destino, há possibilidade de acesso por Muçum e o outro pela própria cidade de Vespasiano Corrêa. O último é mais curto, porém mais sinuoso e deve ser evitado à noite e em dias de chuva. A geografia da região é de encher os olhos. Diversas montanhas tiveram que ser perfuradas para construção de tuneis que permitissem a passagem dos trens. Aliás, os túneis também são uma ótima pedida para quem gosta de se aventurar. Próximo ao viaduto, ficam as cachoeiras, junto ao rio. Outra atração que precisa fazer parte da sua viagem é a Pedra da Tartaruga, um enorme bloco monolítico com nove metros de altura esculpido pela natureza que fica às margens do Rio Guaporé. Para desfrutar destas e outras atrações próximas ao viaduto, a entrada é gratuita. No caminho, há restaurantes e campings que podem ser úteis.
Floresta Nacional de São Francisco de Paula
A Floresta Nacional de São Francisco de Paula é uma Unidade de Conservação com área de 1.606 ha. O destino fica a cerca de duas horas de Montenegro. O espaço é composto por um planalto de Araucárias, fauna rica, com mais de 210 espécies, além da presença de animais ameaçados de extinção, como o leão-baio e o bugio-ruivo.
Duas trilhas ecológicas são disponibilizadas, com o acompanhamento de um guia e agendamento prévio. Consulte valores antecipadamente. As trilhas dão acesso às Araucárias centenárias, à cachoeira Bolo de Noiva e ao mirante com vista para a Cascata da Usina, Perau do Macaco Branco, floresta nativa e povoamento de Araucária de 1946.
Parque Nacional de Aparados da Serra – Cambará do Sul
O Parque Nacional de Aparados da Serra se localiza em Cambará do Sul, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O destino fica a cerca de três horas de Montenegro. Vindo pelo Rio Grande do Sul, deve-se acessar o trevo para Cambará do Sul na Rota do Sol ou RS-020.
O maior atrativo do Parque é o Cânion Itaimbezinho. Com profundidade de até 700m, paredões verticais e fenda estreita, é um dos maiores das américas. O Parna de Aparados da Serra é formado por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio. Entre os atrativos, há trilhas, como a do Vértice e Cotovelo, além da Pedra do Segredo, Mirante e o Tigre Preto. O Parque Nacional não abre para visitação às segundas-feiras, exceto em véspera de feriado e o Parque da Serra Geral não abre às terças-feiras, exceto em véspera de feriado. A visitação ocorre das 8h às 17h. A entrada é paga. Lembre-se de conferir os dias e horários de funcionamento das trilhas.