Atividades físicas e mentais contribuem para manutenção da saúde na terceira idade
Nesta quinta-feira, 1°, é celebrado o Dia do Idoso. Com contingente cada vez maior de pessoas acima dos 60 anos, o grande desafio é o envelhecimento com qualidade de vida da população.
Na região, Maratá é o município com maior percentual de idosos (25%) e o menor de crianças e adolescentes (12,20%). A divulgação é do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Caí, com referência a 2019. A pesquisa ainda apontou a média da população idosa no Vale do Caí: 17,16%, resgistrada em cidades como Montenegro, Triunfo, São Sebastião do Caí e Pareci Novo.
Da população potencialmente ativa, o apontamento é de 64,77% (de 15 a 59 anos) e 18,06% de crianças e adolescentes (de 0 a 14 anos).
Se a população envelhece, os gastos e investimentos na promoção da saúde desta faixa etária devem crescer. A secretária da Saúde de Maratá, Fabiani Schrammel e a psicóloga Eva Solange Rosa de Oliveira destacam que, na cidade, o setor é extremamente preocupado em acompanhar diretamente todos os ciclos de vida dos munícipes.
“Mas especialmente em se tratando do envelhecimento, o contingente da terceira idade em Maratá é significativo. Estamos constantemente em processo de adequação a esta faixa etária mesmo antes deste cenário de pandemia. No ano anterior adequamos o atendimento às agendas reduzindo filas no posto, deixando também em aberto horários para demanda espontânea”, destaca a psicóloga.
Também há no município o importante trabalho realizado pela equipe da Estratégia da Família, que conta com enfermeira, médico, técnico em enfermagem e odontologista, através de visitas domiciliares conforme a necessidade da população. “Também contamos com os agentes comunitários de saúde que realizam mensalmente o rastreio das necessidades dos usuários em suas comunidades. Ainda o auxílio de profissionais da acupuntura, fisioterapia, educador físico, psicólogos, psiquiatra e demais especialidades para o atendimento à saúde desta população”, pontua Fabiani.
E mesmo em cenário de pandemia, os cuidados não cessaram e nem reduziram. “Realizamos atualmente projetos com a professora de teatro para animar os idosos em suas casas. Antes da pandemia, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizava chás comunitários, grupos de teatro e dança, excursões a bailes com o total engajamento dos idosos”, finaliza Eva.
Manter mente e corpo saudáveis é preciso
A facilitadora do Grupo Maturidade Ativa do Sesc, Denise Carvalho Machado conta que são muitos os motivos que levam os participantes a buscarem as atividades.
“Sentir-se bem, melhora e a manutenção da saúde, além da convivência social que o programa possibilita são apenas alguns. Muitos idosos também buscam pela melhoria da qualidade de vida nos aspectos referentes à saúde física e mental, aumento do período de vida ativa e a grande ocupação do tempo livre”, detalha.
O grupo promove oficinas de câmbio, dança, xadrez, ação social, artesanato, atividade física e palestras. “E agora devido a pandemia, promovemos atividades no grupo do WattsApp, onde faço a gincana maturidade Virtual e lives como Talk Show (Qual é a Música, bingo, racha cuca, jogo de stop)”, diz Denise.
A profissional acredita que com o crescimento do número de idosos existe, sim, um pequeno reflexo da melhoria da atenção básica e qualidade de vida. “Mas ainda há carência de suporte necessário aos idosos. O Governo deve estar preparado para prover políticas específicas que assegurem uma atenção integral, reconhecendo as características do envelhecimento e consagrando a qualidade de vida”, conclui a facilitadora.
O Maturidade Ativa é composto por 125 participantes, entre eles Noelia Schmidt Hack, 80 anos, desde o início das atividades do grupo. Para ela, envelhecer com qualidade de vida envolve muitos fatores, entre eles a aceitação e consciência sobre a velhice.
“Eu estava viúva há alguns anos e precisava ocupar meu tempo. Sentia falta de alguma atividade, e através do convite de uma amiga, fui à primeira reunião e nunca mais parei. E é ótimo participar, as amizades são muito importantes”, conta.
Segundo ela, manter-se ativa, corpo e mente, é o que influencia diretamente na manutenção do seu bem-estar e autoestima. “Não dá para focar na doença. Com a idade é natural aparecerem as dores. É do físico, do corpo”, acredita.
Mara Beatriz Muller da Silva, 61 anos, também busca ocupar a mente nas práticas do Sesc desde 2012. A principal motivação foi permanecer ativa após a aposentadoria. “Fiquei com medo de parar e entrar em depressão. Conheci umas amigas em uma viagem, que me falaram do grupo. Fui ver como era e gostei. E acho muito importante pelas amizades, atividades, passeios e ações sociais. Não gosto de ficar parada e detesto estar sozinha”, conclui a aposentada.
Programação celebra a data
Com atividades on-line e parcialmente presenciais, o Sesc Montenegro e o Conselho Municipal do Idoso prepararam uma programação para celebrar de forma segura o Mês do Idoso. De 28 de setembro a 27 de outubro, atrações culturais, recreativas, esportivas e de lazer estarão disponíveis para a comunidade de forma gratuita. Confira a programação desta semana:
30/09 (Quarta-feira)
15h: Baile virtual com Musical Ômega 3 e Heda Hesmitelz
Como acompanhar: Facebook do Sesc Montenegro (www.facebook.com/sescmontenegro)
01/10 (Quinta-feira)
19h: Torneio de Xadrez Gerações
Como participar: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia e horário do evento no site https://lichess.org/team/torneio-sesc-montenegro-de-xadrez.
14h: Serenata Musical nas Casas Asilares, com Musical Ômega 3
Mediante distanciamento, a atividade será desenvolvida em frente ou no pátio das casas asilares (Mão de Deus, Sagrada Família, Hospedaria Carvalho e Recanto das Vovós)
01 e 02/10 (Quinta e sexta-feira)
9h às 18h: Torneio de Câmbio Adaptado
Ocorrerá individualmente e conforme agendamento. Os participantes irão realizar atividades físicas de câmbio
Local: Ginásio do Sesc Montenegro (rua Capitão Porfírio, 2295)
Agendamento: pelo telefone (51) 3649-4458
01 a 24 de outubro
Serão oferecidos gratuitamente 30 passaportes que contemplam consultas com a nutricionista (avaliação e entrega de plano alimentar) e odontóloga (avaliação e limpeza). Também serão disponibilizados no Facebook do Sesc Montenegro (www.facebook.com/sescmontenegro) vídeos com dicas de saúde.
Como participar: Os passaportes serão destinados aos representantes das Casas Asilares e Associação dos bairros que entraram em contato com o Sesc (51) 3649-4458) para agendar as consultas.
02/10 (Sexta-feira)
9h a 12h: Drive-Thru Ecopila
Troca de materiais recicláveis, como papéis, garrafas de vidros, metais e plásticos por Ecopilas.
Saiba mais em: www.acimontenegro.com.br/ecopila
Local: Sesc Montenegro (rua Capitão Porfírio, 2295)
19h30: Espetáculo Radicci e Genoveva
Como acompanhar: Facebook do Sesc Montenegro (www.facebook.com/sescmontenegro)