A enchente que atinge Montenegro e outras cidades do Vale do Caí neste começo de setembro dá sinais de estabilização na manhã desta quarta-feira, dia 6. Conforme monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as águas do Rio Caí, no ponto de medição do Passo de Montenegro, têm mantido quase o mesmo nível nas últimas horas. Entre a medição da 1h45min até a medição da 6h30min, a cota tem se mantido entre 8,16 e 8,18 metros. O pico foi atingido às 4h15min, com 8,19 metros. A última medição, das 6h30min, apresentou o nível em 8,17 metros.
A cheia já é maior que a de julho, quando o Rio Caí atingiu, em Montenegro, o nível de 7,47 metros. No entanto, o nível máximo da enchente atual fica abaixo da cheia histórica de junho, quando as águas chegaram a 8,71 metros em Montenegro.
Como o nível das águas seguiu se elevando de maneira considerável até o início da madrugada, as forças de segurança da cidade atuaram no resgate de famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente. No final de terça-feira, dia 5, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Penal, a Defesa Civil e vários setores da Prefeitura realizaram atendimentos emergencial. Foram feitos resgates nos bairros Ferroviário e Industrial. E nesta manhã a rua Osvaldo Aranha, no trecho do bairro Olaria, também foi bloqueada devido ao avanço das águas.
Conforme o coordenador da Defesa Civil em Montenegro, Clóvis Pereira, são 124 famílias socorridas, totalizando 596 pessoas. Dessas, 40 estão abrigadas pela Prefeitura no Recreo ou no ginásio Domingão, no Parque Centenário. Ele salientou que as forças de segurança seguem de prontidão com uma equipe de 44 pessoas, sete veículos pesados, sete veículos leves e quatro barcos. Nesta quarta-feira, a equipe contará com apoio do Exército.
Em Pareci Novo, a Defesa Civil local não chegou a realizar a remoção de pessoas e o rio já está baixando lentamente. A ERS-124, na localidade de Matiel, segue interditada. O acesso a São Sebastião do Caí pode ser feito via Harmonia, onde o trânsito já foi liberado.
Em São Sebastião do Caí, o monitoramento feito pelo CPRM mostra que as águas estão diminuindo lentamente. O pico lá foi atingido às 16h15min de terça-feira, dia 5, com 13,61 metros. Às 6h desta quarta-feira o nível era de 12,75 metros.