Horário de Verão. Estimativa é que a redução do consumo seria suficiente para abastecer Montenegro por quatro dias
Com o início do horário de Verão, a zero hora deste domingo, 4, você deve adiantar o relógio em uma hora. Este ano, o horário terá duração de 105 dias, com o término a zero hora do dia 16 de fevereiro de 2019. A RGE Sul prevê que o novo horário traga economia de 4.410 MWh, no consumo de energia elétrica das sua área. Essa redução corresponde a 0,13% no consumo de energia elétrica nas 118 cidades da sua área de concessão, o suficiente para abastecer Montenegro por quatro dias.
O horário de Verão se aplica às regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. Ao melhorar o aproveitamento da luz natural pela população, a iniciativa tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico, das 18h às 21 horas. Em geral, as pessoas chegam em casa a partir das 18h, início da noite. E uma as primeiras ações é ligar a luz. Por volta desse horário, entra em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais, por exemplo.
Na prática, o horário de Verão acaba “atrasando” essa rotina por uma hora, e as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após às 19h, quando o consumo industrial e comercial começa a cair com o fim do expediente de trabalho. “Ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se por um período maior o momento que esses equipamentos começam a funcionar”, afirma Thiago Guth, diretor de operações do Grupo CPFL Energia, ao qual pertencem as distribuidoras RGE e RGE Sul. “Dessa forma, o ganho do horário de verão, além da economia, está em afastar os riscos de sobrecarga no momento que o sistema elétrico atinge o seu pico de consumo”, acrescenta.
Além dos benefícios para o sistema elétrico, o horário de verão também é uma boa oportunidade para praticar hábitos de vida mais saudáveis. Sair do trabalho com o dia claro é um estímulo para praticar uma caminhada, andar de bicicleta, aproveitar mais o convívio com a família e realizar outras atividades esportivas e recreativas relacionadas com o verão.
Economia corresponde ao abastecimento de alguns dias nas cidades
Alegrete – 19 dias
Arroio do Meio – 14 dias
Caçapava do Sul – 16 dias
Cachoeira do Sul – 10 dias
Campo Bom – 7 dias
Canoas – 2 dias
Encantado – 18 dias
Estância Velha – 15 dias
Esteio – 5 dias
Ivoti – 23 dias
Lajeado – 2 dias
Montenegro – 4 dias
Novo Hamburgo – 2 dias
Santa Maria – 2 dias
Santana do Livramento – 14 dias
Santiago – 22 dias
São Borja – 16 dias
São Gabriel – 16 dias
São Leopoldo – 2 dias
Sapiranga – 9 dias
Uruguaiana – 8 dias
Venâncio Aires – 7 dias