Nem todos os carros têm direito a tolerância no estacionamento rotativo

Veículos com crédito na placa não recebem a tolerância

Relatos de motoristas que estão sendo cobrados no estacionamento rotativo ainda dentro do tempo de tolerância de 10 minutos têm gerado dúvidas na população. Segundo a Serbet, empresa que administra o rotativo em Montenegro, há uma interpretação errada sobre a tolerância, principalmente para os motoristas que já possuem créditos na placa do veículo ou no aplicativo. “A tolerância não é gratuidade, é a disponibilidade de 10 minutos para o motorista fazer a aquisição do tempo no meio de compra mais próximo, ou de sua escolha. Porém, se o usuário já está cadastrado e está tudo certo, entende-se que não se faz necessário a tolerância, tendo em vista que ela não é gratuidade”, esclarece Wesley Silva Fernandes, supervisor de operações da empresa.

O diretor do Departamento de Transporte e Trânsito de Montenegro, Paulo Reinaldo Tempass Junior, diz que a informação passada pela empresa é correta e está prevista no edital. Ele explica que essa regra foi criada ainda na contratação da empresa. “Os 10 minutos de tolerância são pra que a pessoa estacione o carro e vá até o parquímetro ou um monitor comprar o crédito. Agora, se tu já tens os créditos na placa ou no aplicativo, já abre a contagem. Isso é uma questão de edital de quando foi contratado, que foi feito ainda no outro governo”, afirma.

Tempass diz que a percepção atual da Administração Municipal é que a tolerância seja válida para todos os motoristas, medida que deve ser discutida com a empresa em uma reunião. “A gente vai se reunir com eles pra tentar ver o que pode ser feito, porque também se tornou uma novidade que a gente só se deu conta recentemente. Vamos tentar fazer esse ajuste para que todos tenham direito aos 10 minutos, mas hoje eles estão dentro da lei, é o que está previsto no edital”, aponta.

Redução na venda por monitores
Outra medida recente adotada pela Serbet também tem sido questionada por alguns motoristas. A empresa confirmou que houve uma redução de 50% na equipe de vendas. Agora, metade dos monitores trabalha na venda, enquanto a outra parte fica responsável pelo monitoramento e orientação para aquisição no aplicativo, postos de venda e parquímetros.

Conforme a Serbet, a medida foi tomada devido a pandemia de Covid-19 e já estava prevista em edital. “A indicação é o uso do aplicativo, lá o usuário consegue saber de tudo, todos os registros do veículo bem como histórico de saldo”, destaca Wesley Silva Fernandes, supervisor de operações.

A reportagem questionou a Prefeitura sobre a alegação da empresa de a medida já estava prevista em edital. De acordo com o diretor do Departamento de Transporte e Trânsito, Paulo Reinaldo Tempass Junior, a adequação adotada pela Serbet ainda não é definitiva, estando em período de teste. “Nos outros lugares onde eles operam têm funcionado assim. Então por isso eles estão fazendo esse teste, mas ainda não é definitivo. Essas adequações que eles estão fazendo todas conferem com o edital”, explica o diretor.

Os reflexos da medida já são sentidos nos hábitos de muitos motoristas, que tiveram que se adaptar às mudanças. Cairiu Almeida, 57, morador do bairro Timbaúva, conta que após ter problemas ao encontrar os monitores de venda para realizar o pagamento decidiu comprar um cartão no ponto de venda e colocar créditos. “Agora pra mim ficou mais fácil, só recarrego esse cartão, facilitou. Mas o problema é pra quem não tem o cartão e nem o aplicativo, daí fica complicado. Porque os parquímetros estão sempre com problemas”, expõe.

De acordo com a empresa, houve um aumento na procura nos ponto de venda, assim como do uso do parquímetro. A orientação para os usuários que não têm acesso ao aplicativo é utilizar os parquímetros ou comprar os créditos nos pontos de venda. Segundo a Serbet, os motoristas também têm a opção de colocar saldo na placa e os débitos serem feitos quando o veículo é monitorado. A consulta dos pontos de venda pode ser feita através do site: https://www.estacionamentodigital.com.br/montenegro/.

Questionada sobre os problemas nos parquímetros, a empresa disse que dos 17 equipamnetos instalados em Montenegro, 15 estão em funcionamento e outros dois estão fora de operação. A Serbet esclareceu também sobre as reclamações de motoristas a respeito do desgaste na pintura das vagas. Conforme o supervisor de operações, Wesley Silva Fernandes, a última manutenção foi realizada há cerca de seis meses. “De momento, entendemos que há um desgaste natural, mas que pode ser revitalizado mais pra frente”, afirma Wesley.

Motos estacionadas em vagas de carros geram transtornos
Problema relatado pelo montenegrino Cairiu Almeida, as motos estacionadas em vagas de carros, o que é proibido, geram muitas reclamações. O motorista conta que quando buscou uma vaga para estacionar na rua Ramiro Barcelos, teve que se deslocar até a rua João Pessoas por conta de motocicletas que ocupavam vagas de carros. “Acho que todo mundo tem que respeitar. As motos têm seu local próprio para estacionar. Assim como não pode estacionar em vagas de idosos e deficientes de forma indevida”, aponta o motorista.

Sobre o caso relatado por Cairiu, a Serbet ressaltou que as motos em vagas de carro são proibidas, sendo permitido o estacionamento de motocicletas somente em sua vaga específica. Segundo a empresa, a fiscalização compete a Brigada Militar, que no caso de identificar a irregularidade pode autuar o motociclista.

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