Natal: tempo de reconciliar e alegrar-se em Jesus Cristo

É chegado o momento de celebrar o Natal, uma data tão especial que vem, principalmente em 2022, para ressignificar valores vividos nos últimos anos. O espírito natalino chega com missão de reaproximar as pessoas após momentos turbulentos. Para o bispo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, da Diocese de Montenegro, o Natal é sempre um convite à união e à comunhão. “É tempo de nos encontrarmos como comunidade, como família. Passamos vários anos com limitações por causa da pandemia e este ano nós queremos retomar, com toda a alegria, o encontro familiar e comunitário”, destaca. Dom Carlos afirma que celebrar o Natal é celebrar o amor de Deus que chega ao coração de todos os seres humanos. “Deus vem ao nosso encontro”, acrescenta.

Ele enfatiza que as celebrações natalinas são fundamentais para a reconstrução de laços entre as famílias. “Que possamos nos organizar para celebrar em nossas comunidades e confraternizar em nossas famílias. É importante nós vivermos o Natal com aquele que dá o sentido para o Natal: Jesus, que nasceu para nos salvar. Jesus significa Deus salvador. Que seja salvação em nossas famílias e em nossas comunidades”, salienta. Ainda, mais do que isso, que o espírito natalino esteja dentro de cada família. “Que possamos nos reconciliar no ambiente familiar, confraternizar, partilhar e nos alegrar. Queremos viver, neste final de 2022, a alegria do Santo Natal para podermos iniciar com alegria 2023”, pontua.

Dom Carlos Romulo explica que, ao longo do ano, as pessoas podem se afastar de muitas coisas, ideias, crenças, mas, quando há um olhar profundo, se percebe que, acima de tudo, existe o amor de Deus. “Está manifestado na simplicidade do Menino Jesus. Deus chegou de maneira simples no meio de nós. Só com simplicidade, com abertura de coração, somo capazes de acolhê-lo e por isso também acolher os outros”, afirma.

Bispo Dom Carlos Rômulo Gonçalves
e Silva, da Diocese de Montenegro

Natal é oportunidade para renovação
O Natal é uma festa religiosa, que ganhou contornos culturais e sociais. Para Dom Carlos, a beleza da data está em deixar resplandecer o que ela significa. “Uma comemoração sem um significado pode se tornar contraditória. Todas as expressões sociais e culturais que envolvem o Natal têm uma grande beleza, mas sempre se precisa buscar a raiz profunda”, analisa. “O presépio, que faz memória ao Nascimento de Jesus, é fonte de muita criatividade, de muito amor, que se transforma numa verdadeira festa. Mas não podemos perder o foco. O Natal é uma festa da simplicidade do Amor de Deus. Que todos possam fazer, de alguma forma, esta bela experiência”, continua.

Ele ressalta que a preparação para o Natal é sempre uma grande oportunidade de renovação. “Para nós, cristãos, e em particular católicos, valorizamos este tempo como Tempo de Advento. É uma preparação acolher de maneira nova o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Procuramos refletir sobre a espera, como o povo bíblico esperou”, expõe. Ele enfatiza que o Natal não é uma lenda, mas sim, “acolher no hoje da nossa existência o Senhor que vem”.

Ele explica que, por isso, o Advento coloca os cristãos em vigilância, em atenção e conversão, para que então seja avaliado até que ponto são capazes de acolher. “É uma avaliação da nossa vida, em vista do Senhor que vem. Fazemos isso no Tempo de Advento, quatro semanas antes do Natal, porque o Natal celebra a primeira vinda de Cristo, do Messias, que é Jesus, que nasceu em Belém. Portanto, o espírito natalino é Jesus Cristo e seu Evangelho, que se expressa com muitos gestos”, enfatiza. “Que o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja acima e possa modelar nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, ao ponto de superar as divisões e podermos celebrar com alegria e com união, também em nossas famílias”.

Dom Carlos finaliza com uma bênção e uma mensagem de Natal para todos os seres humanos que vivem o Natal em seu pleno significado. “Em nome da Diocese de Montenegro, imploro ao Senhor a bênção sobre todos vocês. Vamos viver com muita alegria este santo Natal. Que Deus vos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém”.

Últimas Notícias

Destaques