O início das celebrações de fim de ano em Montenegro foi em alto nível, com o encontro entre Fundarte e Paróquia São João Batista. O Natal na Catedral levou alguns dos talentos da Fundação de Artes, Grupo Cordas, Coros Infantil Criarte e Adulto Cantarte, para emocionar nesta noite de quarta-feira, dia 6.
A regência foi do professor Rodrigo Kochenborger, com apoio da preparadora vocal dos corais, professora Cyntia Barcelos. Os arranjos musicais para esta noite foram feitos pelo instrumentista, professor Mateus Kleber, responsável pelo Grupo Cordas. O coro infantil teve como solistas Yasmin, Alice e Julia.
A combinação diante do Altar foi perfeita, criando na acústica da Catedral de Montenegro um ar celestial. A leveza da voz das crianças paraceu ninar o Menino Jesus; enquanto os adultos refinaram o momento de celebrar aquela Chegada dívina. A emoção final foi com a “Noite Feliz”, onde o público ficou em pé e se uniu ao coro. No Instagram do Jornal Ibiá é possível ver dois vídeos da apresentação.
A Fundarte terá ainda apresentações de fim de ano no Teatro Terezinha Petry Cardona. A primeira será a Mostra do Curso Básico de Teatro: nesta sexta-feira, dia 8 – 19h, com a peça “Eu, o outro, Nós”; e no sábado, dia 9 – 19h, como a peça “Despedida”. Na próxima semana, de 11 a 14, haverá recitais de encerramento do semestre do Curso Básico de Música. Todos são eventos gratuitos.
Então na noite do dia 15, dentro da programação do “Sonho Encantado de Natal” (projeto da promotora Idealize, Prefeitura e ACI), a praça Rui Barbosa será palco para o Concerto de Natal com a Orquestra de Montenegro, regência Titar Sartor, e convidados. Toda a programação cultural de 2023 remete as comemorações dos 50 Anos da Fundarte.