Atividades e eventos sociais espalharam o espírito do Natal pela cidade
O final de semana que antecedeu o Natal de 2021 foi recheado de atividades em Montenegro. Da programação organizada pelo poder público às iniciativas sociais de entidades, empresas e da comunidade em geral, as atividades levaram arte, diversão, carinho e solidariedade a diferentes espaços do Município. E tem mais nos próximos dias; com a Casa do Papai Noel aberta para visitação até quinta-feira, sempre das 18h às 21h30, e a apresentação da peça “Natal Pirata” na Praça Rui Barbosa, quinta-feira, 23, às 19h.
Pela programação do Natal é Arte 2021, organizado pela Prefeitura de Montenegro, o último domingo, 19, foi marcado pelo Concerto de Natal da Fundação Municipal das Artes, a Fundarte. 15 artistas ligados à Instituição subiram ao palco em uma bela apresentação liderada pelos músicos da Camerata Montenegro. “Nós preparamos todo o programa pensando em canções tradicionais e em outras, mais modernas, que remetem a toda essa atmosfera do Natal que está chegando”, resumiu a soprano Cynthia Barcelos, cuja voz encantou a plateia presente na Estação da Cultura.
Apesar dos mais de 15 anos de carreira, a artista, que dá aulas na Fundarte, admitiu nervosismo antes de subir ao palco nesse domingo. “Cada apresentação é uma nova apresentação. É um novo público, um outro momento, e sempre que nós chegamos ao palco, queremos levar a nossa mensagem ao público da melhor forma. Isso dá sempre um nervosismo”, confidenciou.
A apresentação, como parte da programação oficial, coroou a iniciativa da Fundarte que, há dias, visita espaços com apresentações e serenatas de Natal. Aconteceu em outros anos, mas nesse, após meses de desafios e restrições impostas pela pandemia, a iniciativa foi ainda mais especial. “Em todas as serenatas, nós víamos que as pessoas estavam esperando aquele momento. Isso faz bastante diferença”, contou Cynthia.
Refletindo sobre o mesmo sentimento, a diretora do Departamento de Cultura, Mara Ribeiro, também discursou, no domingo, sobre o assunto. “O Natal deste ano não só simboliza um retorno dos encontros, dos abraços, mas um encontro com a vida”, destacou. “Que nós possamos usar dessa nova oportunidade que todos receberam para fazer o bem ao próximo, cuidar das pessoas e, claro, celebrar a vida em momentos como esse; de alegria, esperança e felicidade.”
Papai Noel chegou de barco pelo Rio Caí
O Papai Noel chegou de uma forma diferente esse ano em Montenegro. De barco pelo Rio Caí, o Bom Velhinho e sua comitiva foram recebidos pelo público no Porto das Laranjeiras na noite da última sexta-feira, 17. Após desembarcar no Cais, a comitiva seguiu no caminhão dos Bombeiros em desfile até a Estação da Cultura, onde o Papai Noel recebeu a chave da cidade do prefeito Gustavo Zanatta. Após receber o objeto simbólico, o Bom Velhinho inaugurou a Casa do Papai Noel, onde dezenas de pessoas já aguardavam na fila para visitar o espaço e o seu morador ilustre.
Robledo Feyh levou os filhos Davi e Lívia até a Estação da Cultura para conferir a programação natalina e a chegada do Papai Noel. “A gente fica muito feliz pela oportunidade da cidade promover essa festa, e a oportunidade de a gente ver a felicidade das crianças”, destaca o pai. Robledo conta que os pequenos se divertiram com o espetáculo “Os Trovadores de Natal” e estavam ansiosos pela chegada do Bom Velhinho. “Eles estavam esperando bastante, porque pra eles é uma época tão linda, então cada vez que eles têm a oportunidade de ver o Papai Noel eles ficam muito felizes”, afirma. Já na Praça Rui Barbosa quem animou a noite foi a música dos montenegrinos do The Bühlers.
A magia de Natal renovada na Casa do Papai Noel
Decoração especial, presentes e muita alegria é o que não falta na Casa do Papai Noel, na Casa Amarela da Estação da Cultura, em Montenegro. Até a próxima quinta-feira, 23, os pequenos – e também os adultos – poderão visitar o velho Noel e fazer o seu pedido especial para o Natal.
Nesse sábado, 18, o Papai Noel recém havia chegado na sua casa e uma fila de crianças e pais ansiosos já aguardava pela sua presença. A pequena Monique Stoduto Figueiró, de 8 anos, foi uma das primeiras a conhecer o Noel, e garante que adorou.
Para a mãe, Andresa Stoduto, a presença do Bom Velhinho na Estação da Cultura foi uma ótima iniciativa. “Como as crianças ficaram em reclusão devido à pandemia, eu achei legal a ideia, porque resgatou o espírito de Natal”, diz.
Além de conversar com as crianças, o Papai Noel e as suas ajudantes também estavam distribuindo chocolates. E ele fez questão de deixar um recado especial: “Crianças e famílias de Montenegro, aproveitem até o dia 23 a estadia do Papai Noel na Casa para fazer a visita.”
Orquestra de Teutônia encantou público no Natal é Arte
No sábado, 18, de clássicos do Natal até canções de Alceu Valença, Jorge Ben Jor e Journey, a Orquestra de Teutônia fascinou o público presente na Estação da Cultura. Liderada pelo maestro Astor Jair Dalferth, a Orquestra garantiu uma troca de energia através do repertório diversificado e animação constante.
Pela primeira vez assistindo a Orquestra, Adriana Bandeira e Marcelo Carvalho dançavam aos embalos de “Anunciação”. “A Orquestra é muito bacana”, declara Adriana. Para os ouvidos do saxofonista Marcelo, a avaliação também foi muito positiva. “É muito boa, alto nível, aprovadíssimo”, garante.
Segundo a diretora de Cultura do município, Mara Ribeiro, a presença da Orquestra no Município foi um pedido da comunidade. “Pra nós é um grande prazer conseguir trazer a Orquestra, é uma coisa maravilhosa”, completa.
Solidariedade e parcerias marcaram evento de Natal da Cufa
A sexta edição do Natal Solidário da Cufa levou alegria e presentes para cerca de 900 crianças, em evento realizado na tarde de sábado, 18, no Campo do Municipal. A parceria com empresas e instituições tornou possível uma grande festa, com direito a brinquedos infláveis, presença do Papai Noel e distribuição de mais de 1300 lanches e refrigerantes.
Junto com seus quatro filhos – o mais velho de 12 e o caçula, 4 – Cristiane Maciel aproveitou a oportunidade para garantir o presente de Natal dos pequenos. “Lá em casa só meu esposo trabalha, não dá conta de tudo . Essa ação chega em boa hora, ajuda bastante. Já faz três anos que participo, sempre me ajuda, é uma benção”, conta.
A venezuelana Hygleth Garcia mora na cidade há um ano. Na casa, dela a situação se assemelha à de Cristiane. Com quatro filhos pequenos, vivendo apenas da renda do marido, a saída encontrada para proporcionar um Natal mais animado para os pequenos foi levá-los ao evento da Cufa. “É muito bom para as crianças, elas podem desfrutar de um momento diferente”, avalia.
“Ver o sorriso estampado no rosto das crianças não tem preço. É fundamental que a gente faça isso por elas. Poder contribuir para os sonhos dessas crianças é muito importante”, diz o empresário Antonio Weck, apoiador das ações da Cufa.
O Grupo Vargas se fez presente com ações de saúde e garantindo cachorro quente e refrigerante para todos. “Pensamos em fazer uma ação social e procuramos o Rogério. Conversamos e decidimos apoiar esse evento”, relata o vice-presidente do Grupo, Cauê Renato Vargas.
Entidades da Segurança Pública também, mais uma vez, colaboraram com a iniciativa. Além de arrecadar doações, Bombeiros, Polícia Cívil, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Penitência Modulada e Instituto Penal de Montenegro marcaram presença na festa. A delegada Sandra Mara Guaglianoni Neto tem mobilizado colegas à somar forças ao trabalho da Cufa. Para ela, é gratificante fazer parte dessa ação. “A gente tenta angariar o maior número de doações possíveis para auxiliar nos projetos da Cufa. Também buscamos aproximar as instituições para que as crianças conheçam nosso trabalho”, acrescenta a delegada.
“Esse não é o Natal da Cufa, é o Natal da rede de parceiros solidários. Cada um trouxe uma ideia para abrilhantar ainda mais essa tarde. Muita gratidão a todos”, salienta o coordenador da Cufa Rogério Santos. Ele também destaca o apoio das voluntárias da Confraria das Mulheres Empreendedoras de Montenegro, que arrecadaram panetones para doar às mães das crianças, além de trazer mais parceiros para a realização do evento.
No bairro Industrial, teve Papai Noel em dose tripla
A voluntária Eliane da Silva, a Popy, reuniu diversos parceiros para realizar mais uma edição do Natal Solidário da Popy. A sede da Associação Comunitária do bairro Industrial foi transformada em uma “vila” encantada para receber mais de 350 crianças. Por lá, diversão e Papai Noel não faltaram: três bons velhinhos recepcionaram os baixinhos da melhor forma possível, com muito carinho e presentes.
O voluntário Everton Martins explica que a ação cresceu e se multiplicou pela cidade devido à soma de novos parceiros. “A cada ano juntamos mais voluntários, que faziam seus próprios projetos nos bairros. Resolvemos juntar todos os projetos e torná-lo único”. Dessa forma, a ação acaba sendo descentralizada. Além do bairro Industrial, neste ano, Aeroclube, Estação e a localidade de Porto Garibaldi também receberão a visita da caravana da Popy. Há três anos como voluntário, Everton afirma que é emocionante ver a reação das crianças durante a festa. “Podemos mudar o futuro de uma criança com um simples presente. É incrível ver a reação delas”, diz Everton.
Elisandra Barreto foi em família receber os cumprimentos e presentes do Papai Noel. Com o neto nos braços e os três filhos ao lado, a dona de casa agradece aos voluntários.”É a segunda vez que venho, a primeira foi no Dia das Crianças. As crianças adoram vir, é muito bom”.
O Lions Clube Montenegro distribuiu 400 sacolés. “É uma grande festa da comunidade”, avalia a vice-presidente da entidade, Rosana Klein.