ESTUDANTES têm acesso a uma série de atividades de estímulo à preservação ambiental
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, a Braskem trouxe uma série de atividades ao Espaço Cultural Braskem, em Montenegro. A estrutura fica até hoje na Estação da Cultura, com diversas ações de preservação. A novidade é a participação de alunos de escolas do município, que realizam uma visita guiada com óculos de realidade virtual e têm a chance de conhecer animais empalhados que já habitaram o espaço de preservação ambiental.
Logo em seguida, são realizadas brincadeiras para as crianças, ensinando como preservar o meio ambiente. E para os jovens, testes de conhecimentos são aplicados, com o tema reciclagem. Entre as atividades, há ainda uma mesa com diversos tipos de plantas, onde os alunos são vendados e usam apenas o tato e o olfato para desvendar quais são as espécies apresentadas.
Sabrina Spingler, bióloga responsável pelo projeto de estação ambiental, sublinha a importância de as crianças e jovens estarem inseridos nesse tipo de atividade. “Esse projeto, que já tem 27 anos, é um ganho para o meio ambiente. As crianças que vêm aqui levam um conhecimento, um legado para o futuro, para evitar a poluição. É importante levá-las até o espaço da estação ambiental ou, como no caso, trazer a estação até elas. Nossos projetos têm foco em conscientização.”
Na tarde de ontem, alunos do 2º ano do Ensino Médio e do técnico em Química da escola São João Batista visitaram a estação itinerante. A professora Michele Behrens destacou a importância do evento para os alunos. “Primeiro, esse evento desmistifica o preconceito que existe em relação ao Pólo, mostrando que eles buscam melhorias. Para os alunos do técnico em Química, é muito importante manter contato com a Braskem, que é, para muitos, o foco para trabalho.”
Uma das alunas do 2º ano, Júlia Aquinel, achou a ideia muito criativa, principalmente o desafio das plantas. “Muito bacana. Não conhecia quase nenhuma das plantas, então é muito legal, porque geralmente a gente só olha as coisas, mas não toca tanto e nem sente o cheiro.” Sobre o restante das atividades, Julia reconhece a sua importância. “Nos levam a pensar um pouquinho sobre as nossas atitudes”, constata.