A área externa da Câmara de Vereadores de Montenegro recebeu nessa segunda-feira, 25, a abertura oficial da 5ª Semana da Música Gospel, que acontece até o dia 31 de outubro. O evento teve início às 19h, com uma Sessão Solene. Em seguida, fiéis de igrejas evangélicas do Município, além de simpatizantes do gênero musical, puderam conferir as apresentações de artistas locais da música gospel.
A Orquestra Acordes De Sião da Igreja Assembleia de Deus realizou uma apresentação. Marco Aurélio Schweig, de 61 anos, é o maestro da orquestra e contou um pouco do que preparou para mostrar à comunidade. “Fiz a adaptação para a orquestra do hino de Montenegro. Para muita gente o hino já está esquecido. Muitos não conhecem. Então fiz questão de tocarmos ao vivo o hino com alguém cantando” relata ele, orgulhoso.
Ele comentou do esforço envolvido na apresentação e da relevância de estar presente na Cerimônia Solene. “Ensaiamos uma vez por semana na Timbaúva e nos apresentamos nas congregações, nas igrejas de Montenegro e, uma vez por mês na sede no Rui Barbosa. Trabalhando bastante”, diz.
Schweig é maestro aposentado da banda da Brigada Militar de Porto Alegre e tem orgulho de, através da música, mostrar no que acredita. Para ele, atividades como a Semana Gospel são importantes para resgatar os valores de Montenegro. “Valores da sociedade, de ser patriota começando pela cidade. Sou Brasileiro, quero ser patriota, mas, começando pela minha cidade. Resgatando o que tem valor, como a família”, destaca Marco Aurélio
Seu Percival Ageli, 58, morador do bairro Rui Barbosa, levou a família para acompanhar as apresentações. O convite surgiu de uma vizinha, que faz parte do coral da igreja Assembleia de Deus. “A gente não faz parte de nenhuma igreja, mas recebemos um convite da nossa vizinha, que é uma pessoa fantástica, e a gente resolveu vir prestigiar”, conta. Sobre o evento, seu Percival acredita que foi a oportunidade valorizar Deus, independente da religião. “Tudo o que toca religião tem que ser prestigiado, tem que ser levado a sério. Porque tu tem que ter uma crença, Deus é um só, e mesmo eu não fazendo parte da igreja, se eu puder vir prestigiar eu to dentro”, afirma.
O vereador Juarez Silva, autor da lei que instituiu a Semana da Música Gospel no Calendário do Município, destacou a importância do evento para a valorização do trabalho de artistas locais que participam de coros, bandas ou que cantam nas igrejas. “O objetivo é poder envolver a maioria das denominações em um único evento. Também mostrar os talentos que nós temos dentro das igrejas. Nós temos artistas, cantores e músicos que fazem sucesso até fora do nosso Estado e às vezes aqui dentro do nosso município eles não são conhecidos”, destaca o vereador.
Por conta da pandemia de Covid-19, a organização do evento decidiu que a programação seguirá ao longo da semana com atividades internas, também abertas ao público, organizadas pelas igrejas evangélicas participantes. O encerramento da 5ª Semana da Música Gospel de Montenegro será no domingo, 31. Neste dia, às 15h, na Praça dos Ferroviários, acontece a Marcha para Jesus, um dos eventos mais aguardados pelos fiéis. Já às 17h, em frente em frente Câmara de Vereadores, será realizada a cerimônia de encerramento, com palavras dos pastores Dionísio e Paulo Figueiró.