Em cerimônia realizada nesta tarde de sexta-feira, foi assinada a emenda parlamentar do senador Lasier Martins, liberando verba para o Museu Farroupilha, em Triunfo. Prefeitos e representantes de toda a região participaram do evento. A ordem bancária é de R$ 300 mil, que serão utilizados nas obras de restauração da casa onde nasceu Bento Gonçalves, no Centro Histórico de Triunfo.
Atualmente, a casa em que morou um dos líderes da Revolução Farroupilha está fechada. O objetivo é que a mesma tenha as características originais recuperadas e torne-se um museu da batalha, que durou 10 anos. A residência foi construída pelo avô de Bento Gonçalves e está interditada desde 2012.
Museu Farroupilha
Instalado na modesta casa onde nasceu Bento Gonçalves, oferece ao público um acervo eclético formado em torno da coleção privada de José Luiz de Freitas. Com peças relacionadas à Revolução Farroupilha, o acervo inclui grande quantidade de armas. Possui também um grupo de artefatos indígenas, mobiliário, objetos de decoração antigos e outros itens doados pela comunidade.
O museu está instalado na casa onde nasceu Bento Gonçalves. Foi criado em 1950 por José Luiz de Freitas, que organizou e expôs publicamente sua coleção privada, que compreendia uma série de itens pertencentes aos antigos combatentes farrapos, especialmente armamentos, como espadas, rifles, pontas de lanças, facas e adagas, explosivos, antigas garruchas e revólveres, bem como equipamentos, acessórios e partes de uniformes militares.
Em 1 de março de 1971 todo o acervo foi doado ao município, passando a se constituir num museu público. Mais tarde o acervo cresceu com outras doações da comunidade e tornou-se eclético, e hoje mostra objetos de arte decorativa, louças, mobília, trajes, antigos equipamentos de escritório e em especial uma reduzida mas interessante coleção arqueológica de artefatos indígenas, com vasos de ce râmica, boleadeiras, machados de pedra, pontas de flechas e outros objetos.