Ainda no sábado, dia 24, a secretaria estadual da Saúde informou que foram preenchidas as 630 vagas destinadas aos municípios do Rio Grande do Sul pelo programa federal Mais Médicos. O anúncio foi recebido com alívio pelos Municípios que contavam com profissionais cubanos no atendimento à população. Só no Vale do Caí eram 15 vagas para 12 municípios.
“Estávamos muito preocupados e agora estamos ansiosos para conhecer o médico ou a médica que se inscreveu para trabalhar em Maratá”, afirma a secretária municipal da Saúde, Gisele Adriane Schneider. Conforme o Ministério da Saúde, os profissionais têm até o dia 14 de dezembro para se apresentarem nos Municípios com a documentação prevista no edital.
Gisele salienta que a profissional cubana que atua em Maratá pelo programa Mais Médicos seguirá atendendo durante esta semana. O mesmo corre em Pareci Novo, onde a profissional segue atuando até o final do mês, com sua ida para Cuba agendada para o dia 5 de dezembro. “Continuamos no programa (Mais Médicos) e estamos aguardando a chegada de um novo médico”, comenta a secretária de Saúde e Assistência Social de Pareci Novo, Gislaine Ribeiro Santos.
Outro Município da área de cobertura do Jornal Ibiá que aguarda com ansiedade a chegada de um novo profissional é São José do Sul. Lá, a profissional cubana que atendia a população já se despediu e o Executivo firmou um contrato emergencial com outro médico através do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí (CIS/CAÍ) para não deixar a população desassistida.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social de São José do Sul, Ciliane Santos Krahl, a listra preliminar de inscritos no programa do dia 21 ainda não mostrava nenhum profissional com interesse em atuar na cidade. “Estamos na expectativa de sermos contemplado”, afirma. Ela salienta que, até o início da tarde de segunda-feira, ainda não havia tido acesso às listas dos dias 22 e 23. Ciliane ressalta ainda que, mesmo com a vinda de um médico pelo programa Mais Médicos, o Município deverá manter o convênio com o profissional contratado pelo CIS/CAÍ para melhorar o atendimento à população.
Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira mostrava que 97,2 das vagas do novo edital do programa Mais Médicos já foram preenchidas. As inscrições seguem abertas até o dia 7 de dezembro. No edital lançado são ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba.
Até o momento, 223 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde de todo o Brasil.