As 353.750 doses da AstraZeneca/Oxford, imunizante produzido no Brasil pela Fiocruz, recebidas pelo Rio Grande do Sul na quinta-feira, dia 29, junto com outras 7.200 doses da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan -, permitirão que os Municípios da região de cobertura do Jornal Ibiá iniciem a vacinação de um novo grupo prioritário na campanha nacional de imunização contra a Covid-19: pessoas com comorbidades. De acordo com a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a distribuição das doses ocorre a partir desta sexta-feira, dia 30.
A Prefeitura de Montenegro já divulgou que 730 das 755 doses da vacina a serem recebidas para a aplicação da primeira dose para idosos começarão a ser aplicadas no sábado, dia 1º de maio. As equipes da secretaria municipal de Saúde (SMS) estarão vacinando idosos com 60 anos ou mais no Parque Centenário e também no Centro de Atividades do Sesi. As vacina serão aplicadas das 8h ao meio-dia.
As 25 doses restantes foram reservadas pelo Executivo para a imunização de pessoas com 60 anos ou mais que porventura estejam acamadas e não possam se deslocar para fazer a aplicação da primeira dose.
Além disso, Montenegro também recebeu 1.100 doses da AstraZeneca para iniciar a imunização de pessoas com menos de 60 anos que possuem algum tipo de comorbidade, ou seja, doenças pré-existentes ou crônicas. A vacinação desse grupo terá início na segunda-feira, dia 3.
A SMS diz que as regras sobre quem será atendido primeiro e os critérios de comprovação das enfermidades ainda não estão plenamente esclarecidas, por isso o aguarda para iniciar a vacinação desse grupo. “Recebemos orientações do Governo do Estado, mas existem detalhes que precisam ser definidos”, explica a secretária Cristina Reinheimer. As normas que serão utilizadas deverão ser divulgadas pela Prefeitura durante o final de semana.
Brochier receberá 170 doses
Conforme a 1ª CRS, Brochier deve receber ainda nesta sexta-feira, dia 30, 170 doses do imunizante da AstraZeneca. Dessas, 80 são destinadas para completar a vacinação de idosos de 60 anos ou mais. As demais 90 doses serão utilizadas para começar a vacinação de pessoas com comorbidades.
De acordo com a secretária municipal de Saúde e Assistência Social de Brochier, Mônica Aline Kerber Neis, pacientes com comorbidades que se encaixarem no primeiro grupo dessa fase a ser imunizado poderão agendar seu momento de vacinação pelo telefone 3697-3073 ou pelo aplicativo WhatsApp através do número 9 9245-2543. “Eles devem estar cientes dos requisitos, apresentando comprovante da comorbidade – que pode ser receita médica ou laudo médico”, destaca.
Para Pareci Novo são 125 doses
Nessa nova remessa de doses, Pareci Novo receberá 50 doses da vacina da AstraZeneca para primeira aplicação em idosos e outras 75 do mesmo imunizante para iniciar a vacinação de pessoas com comorbidades. De acordo com o secretário municipal de Saúde e Assistência Social de Pareci Novo, Rafael Soares de Souza, o Município aguarda orientações sobre a vacinação dos grupos de pessoas com comorbidades para divulgar de que forma será feita a imunização desse grupo.
95 doses para Maratá
Maratá recebe, conforme a 1ª CRS, 95 doses da AstraZeneca nessa nova remessa. São 35 imunizantes para concluir a vacinação de idosos até 60 anos e outros 60 para dar início na imunização de pessoas com comorbidade. Conforme a Prefeitura de Maratá, a secretaria municipal de Saúde aguarda orientação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para iniciar a vacinação de pessoas com comorbidades.
80 doses destinadas para São José do Sul
Para São José do Sul, de acordo com a 1ª CRS, serão enviadas 35 doses para a primeira aplicação em idosos até 60 e outras 45 para o início da vacinação do grupo de pessoas com comorbidades. A secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social aguarda orientações definir detalhes sobre o processo de imunização de pessoas com comorbidades.