A secretaria estadual da Saúde (SES) começa a distribuir às Coordenadorias Regionais de Saúde, nesta quarta-feira, dia 19, 251.200 doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Do total de vacinas distribuídas, 188.800 doses chegaram ao Estado na tarde de terça-feira, dia 18, e 62.400 são de lote enviado pelo ministério da Saúde na semana passada. De acordo com o Estado, o quantitativo é suficiente para para zerar o déficit de segundas doses em atraso no Rio Grande do Sul. No entanto, não é essa a realidade verificada na região.
Para Montenegro, de acordo com a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), serão destinadas 1.380 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan. De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Montenegro, devem sobrar vacinas após o atendimento de quem fez a primeira dose entre 3 e 5 de abril – público a ser atendido na quinta e na sexta-feira, dias 20 e 21. No entanto, a pasta diz que não há como precisar se será possível vacinar todo o grupo que precisa receber a segunda dose, até porque existem pessoas que já foram atendidas há mais tempo buscando o reforço somente agora.
De acordo com a Prefeitura, as vacinas recebidas serão aplicadas em dois pontos diferentes na quinta-feira, dia 20, e na sexta-feira, dia 21, do meio-dia às 18h. Reforça-se que, desta vez, serão contemplados os montenegrinos que receberam a primeira dose do imunizante nos dias 3, 4 e 5 de abril. A orientação é de que pessoas que tiverem carro se dirijam ao Parque Centenário, onde a aplicação ocorrerá no sistema drive-thru por ordem de chegada. Quem não possuir carro deve se dirigir até a Estação da Cultura.
De acordo com o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, a divisão do público em dois grupos evitará os desentendimentos registrados no Parque Centenário durante o último fim de semana. Na ocasião, algumas pessoas foram de carro, mas abandonaram seus veículos e ingressaram na fila das que estavam a pé, provocando discussão.
A secretária municipal da Saúde de Montenegro, Cristina Reinheimer, reforça que, paralelamente, segue a vacinação contra a Covid-19 de pessoas de 35 anos ou mais com comorbidades (doenças crônicas) nos postos de saúde. No drive-thru do Parque Centenário, na parte da manhã, continua a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fiocruz, naqueles que receberam a primeira há doze semanas.
São José do Sul receberá doses para concluir segunda aplicação
Para São José do Sul, serão destinadas 70 doses da CoronaVac. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social de São José do Sul, Rosimar Schley Rech, doses serão suficientes para vacinar aqueles pessoas que aguardavam a segunda aplicação da CoronaVac. “É um alegria para nós e uma vitória para a população, que aguardava com ansiedade”, comenta Rosimar.
A aplicação da segunda dose ocorre mediante agendamento. A secretária reforça que o Município também avança na vacinação de pessoas com comorbidades, com pessoas integrantes desse grupo com 18 anos ou mais sendo vacinadas. Dúvidas podem ser sanadas pelos números 3614-8129 ou 3614-8076.
Em Brochier, 150 doses não serão suficientes
Para Brochier serão destinadas 150 doses da CoronaVac. De acordo com a secretária municipal de Saúde e Assistência Social de Brochier, Mônica Aline Kerber Neis, as doses não serão suficientes para completar a imunização daqueles que já receberam a primeira dose da vacina há 28 dias ou mais. “Vão faltar 30 doses para completarmos o grupo que necessita da segunda dose”, informa. No Município, a aplicação das doses ocorre sob agendamento.
Na atual fase da vacinação, do grupo de pessoas de comorbidades, Brochier está realizando o agendamento para a imunização de pessoas com 30 anos ou mais com comorbidades ou deficiência permanente e para pessoas com 18 anos ou mais com Síndrome de Down. O agendamento pode ser feito pelo telefone 9 9245-2543. “Estamos baixando a faixa etária com cautela, de acordo com as doses que recebemos”, reforça a secretária.
90 doses para Pareci Novo
Pareci Novo recebe 90 doses para a segunda aplicação da CoronaVac. Elas serão aplicadas a partir de agendamentos. Segundo o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Rafael Soares de Souza, as doses que vieram para o município serão suficientes para vacinar todas as pessoas com a segunda dose atrasada. “Em paralelo a isso a gente já está vacinando pessoas com comorbidades acima de 18 anos”, explica.
Destinadas 70 doses para Maratá
De acordo com a 1ª CRS, Maratá receberá 70 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan. Segundo o Executivo marataense, o número de doses recebidas não será suficiente para completar a imunização do grupo de pessoas que está com a segunda dose da CoronaVac atrasada. No Município, a vacina é aplicada por agendamento.
Além disso, pessoas com comorbidades que se encaixam no grupo prioritário de vacinação e que ainda não foram imunizadas podem entrar em contato para receber a vacina. Informações sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 podem ser obtidas ligando para o número exclusivo da campanha em Maratá, o 9 9646-9454.