Maratá e Brochier aderem ao Primeira Infância Melhor

PIM. Ações apoiam gestantes e recém-nascidos, especialmente na Saúde

Maratá e Brochier aderiram, neste mês de março, ao Primeira Infância Melhor (PIM); programa institucional equivalente de ação sócio-educativa voltada para as famílias em vulnerabilidade social que tenham crianças de zero até seis anos, ou mulheres gestantes. Ele visa orientar partindo das culturas e experiências destas pessoas, para que promovam o desenvolvimento integral dos filhos, iniciando pela saúde da mãe durante o período da gravidez.

As famílias são orientadas por meio de atividades lúdicas específicas, voltadas à promoção das habilidades e capacidades; através da atenção individual, em grupos e da abordagem comunitária. O PIM vem possibilitar a construção de uma nova história de vida das crianças e famílias, promovendo a saúde, educação e o desenvolvimento integral da chamada primeira infância.

Integrantes do GTM Maratá Cíntia; a coordenadora Gislaine e Jaqueline

Também é foco a prevenção aos problemas de desenvolvimento e aprendizagem, reduzindo a evasão escolar, violência, a drogadição e outros fatores de risco. A constituição do PIM reúne as secretarias Estaduais da Educação, da Cultura, da Justiça e Desenvolvimento Social e da Saúde, sendo esta última a grande responsável pela coordenação do Programa.

Em Maratá, o Grupo Técnico Municipal (GTM) é composto pelas seguintes secretarias: Saúde, que fará a coordenação através da enfermeira Gislaine Ribeiro dos Santos; Educação, com a professora Cíntia Martins; e Desenvolvimento Social, pela assistente social Jaqueline Gauer Wollmann. Este GTM concluiu sua formação estadual em outubro de 2023.

Coleta de dados é semanal
A coordenadora Gislaine assinala que 20 famílias foram contempladas. Elas receberão visitas semanais, quando a “visitadora” fará relatório de demandas. “Se as crianças estão com algum déficit de crescimento, algum atraso motor, na fala, no aprendizado; se naquela família tem algum problema desde água potável, esgoto”, detalha. Estes dados serão levados às pastas responsáveis, para que busquem solução.

Essas ações em campo estão a cargo da estudante de Psicologia Sthefani Viegas Martins, que na primeira quinzena recebeu formação no total de 60 horas, ministrada pelo próprio GTM. Mas as capacitações da equipe serão contínuas para o bom desenvolvimento do PIM. Inclusive, o GTM de Maratá participou do primeiro encontro de novos municípios que aderiram ao PIM na Primeira Coordenadoria Regional de Saúde.

Brochier focará primeiro nas famílias e nas gestantes
Brochier iniciou as ações do programa no último dia 12 de março, com o curso de capacitação. O município contará com duas visitadoras capacitadas, Fabiola Kirsten e Kethin Joner, respectivamente estudantes de Psicologia e Serviço Social.

“O Programa é voltado para atender crianças, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral, considerando as dimensões cognitivas, socioafetiva, motora, de comunicação e linguagem”, salienta a Pedagoga Paula Primaz.

A educadora representa a secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo no GTM local, que é composto ainda pela Assistente Social Michele Fetzner e pela enfermeira Deisi Grunvald devenvolvendo ações de suas pastas. Ela salienta ainda o suporte aos pais e cuidadores, com informações e recursos necessários para o melhor cuidado e educação dos filhos. Todavia, o primeiro movimento do Grupo Ténico em Brochier será para buscar uma aproximação com as famílias e procurar auxiliar no acompanhamento das gestantes e no desenvolvimento das crianças.

“Para nós, é uma experiência que fortalecerá as políticas públicas da Primeira Infância, etapa tão importante para o desenvolvimento saudável das crianças!, finaliza Paula. Questionada pelo Ibiá sobre a capacidade do PIM em mitigar a evasão escolar, a pedagoga afirmou que Brochier tem baixo percentual de desistência, devido a eficiente busca ativa desenvolvida nas escolas.

Brochier reuniu o Grupo Técnico na primeira quinzena de março para traçar metas
Foto: Assessoria/ GB Mídias Sociais/ Brochier

Últimas Notícias

Destaques