Município terá escolinhas públicas para jovens estudantes

Domingão, receberá as primeiras atividades esportivas após 17 anos fechado

O esporte montenegrino será agitado nas próximas semanas. A Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Desporto, está preparando uma série de novidades e eventos para os meses de março e abril. O primeiro projeto que será colocado em prática na cidade será a escolinha pública para jovens estudantes. A iniciativa vai englobar várias modalidades esportivas e será destinada a meninos e meninas. Um dos principais objetivos da Diretoria de Desporto é incentivar e fortalecer as categorias de base do município.

As atividades das escolinhas devem iniciar na próxima semana, no contraturno escolar. Inicialmente, o projeto terá aulas de voleibol, futsal, jiu jitsu, atletismo e beach tennis. O Parque Centenário vai sediar grande parte das práticas. Apenas as atividades de beach tennis serão realizadas fora do parque, no complexo esportivo Move.on Beach Tennis. As práticas de atletismo vão acontecer na pista atlética do Centenário, já as aulas de vôlei, futsal e jiu jitsu ocorrerão no ginásio Domingos dos Santos, o Domingão, que está sendo reaberto para a prática esportiva após quase 17 anos fechado.

Inclusive, essa é outra novidade do esporte em Montenegro neste início de ano. O tradicional local não recebia atividades esportivas desde 2005, quando foi constatada e anunciada a necessidade de reparos, pois o tablado de madeira utilizado para as disputas de futsal, voleibol e basquete, estava solto e esburacado. Por mais de uma década, o ginásio se tornou um depósito de entulhos.

Em meados de 2019, o espaço começou a ser reformado, mas as obras foram paralisadas e retomadas algumas vezes, por inúmeros fatores. Agora, a espera está chegando ao fim e tudo indica que o Domingão voltará a sediar eventos e atividades esportivas nos próximos dias.

Campeonato Municipal de Futsal será retomado na cidade, e inscrições estão abertas

Com três modalidades sendo realizadas no ginásio, o Desporto dá início a uma série de atividades no local. “A ideia é conversar com as direções das escolas da cidade para ver quais alunos têm interesse em participar das escolinhas. O transporte escolar será utilizado para auxiliar no deslocamento dos estudantes. Temos a intenção de colocar os jovens das categorias Sub-9 e Sub-11 na Federação Gaúcha de Futsal durante o ano, para participar de competições estaduais”, projeta Odilson Soares, diretor de Desporto do município.

Além das aulas das escolinhas públicas, o Domingão também vai receber, ainda em março, rodadas do Campeonato Municipal de Futsal, que será retomado em Montenegro após um longo período sem disputa. Com início previsto para a segunda quinzena do mês, a competição será disputada em três sedes. Além do Domingão, os ginásios de Campo do Meio e Santos Reis também receberão os jogos.

O certame municipal está com inscrições abertas para as categorias Força Livre, Veterano e Feminino. O Desporto projeta a participação de oito a dez times em cada categoria. Para a realização das inscrições e mais informações sobre o Municipal de Futsal, entre em contato com a organização do campeonato pelos telefones (51) 99748-7132 ou (51) 98017-5654.

Município sedia curso de jogos adaptados em abril
Nos dias 1°, 2 e 3 de abril, Montenegro vai sediar o curso “Circuito de Jogos Adaptados para Idosos”, uma realização da Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Desporto, em parceria com a Federação Internacional de Educação Física (FIEP). Para garantir presença e/ou obter mais informações sobre o evento, entre em contato com o diretor de Desporto, Odilson Soares, através do telefone (51) 99748-7132.

Outro projeto que o Município pretende colocar em prática ainda no primeiro semestre é a escolinha de futebol de campo, no Balneário Municipal Afonso Kunrath, o Baixio. Em janeiro, o governo estadual publicou no Diário Oficial a lista dos municípios classificados e habilitados no programa Ilumina RS, que objetiva a realização de obras e melhorias em espaços públicos para a prática esportiva. Montenegro consta na lista, e o prefeito Gustavo Zanatta assinou um termo de convênio entre Prefeitura e Governo do Estado, habilitando o município a participar do programa.

Para a Cidade das Artes, serão repassados R$ 60.472,00 pelo Estado. O Município disponibilizará uma contrapartida de R$ 26 mil. Essa verba será utilizada para iluminação do campo de futebol do Baixio. Na sequência, quando tudo estiver OK, o local poderá receber os jovens da escolinha.

Últimas Notícias

Destaques