Distrito Industrial tem lotes para empresas locais e de outras cidades
Através do Distrito Industrial, o município de Maratá quer diversificar e desenvolver uma economia que vá além do seu alicerce no Setor Primário, sobretudo a Agricultura Familiar. O espaço tem 3,4 hectares divididos em oito lotes, dos quais apenas um está comprometido à Móveis Marataense, empresa de móveis sob medida que já está construindo em seu novo endereço.
A área na localidade de Maratá Alto tem acesso pela Rodovia Transcitrus, fica próxima ao Centro de Maratá e há 5 quilômetros da cidade vizinha de Brochier. Foi adquirida em 2020 e a implantação iniciou em 2021, quando da divisão em terrenos de 3.000m² em média. Mas a prefeita, Gisele Schneider, salienta que este não é um projeto estanque, sendo flexível de acordo com as necessidades da empresa interessada. “De repente, os oito terrenos podem virar seis”, ilustra.
Para se instalar na cidade é necessário firmar parceria com a Prefeitura, através da qual o Município faz a doação do lote e exige contrapartidas fundamentais ao desenvolvimento. “Sabemos que é um processo demorado, principalmente considerando a situação econômica atual. Mas o município oferece, além da área, a terraplanagem, auxílio no encaminhamento das licenças, apoio na construção do prédio, isenção de impostos”, explica Gisele.
Criação de empregos e respeito à Natureza
Os incentivos são garantidos pela Legislação de Apoio ao Desenvolvimento Econômico que Maratá implementou. Inclusive, havendo existência de prédio no município, a Administração Municipal também concede auxílio aluguel (valor de acordo com o praticado no mercado mobiliário).
A instalação na cidade inicia com envio do requerimento pelo empreendedor, que será submetido à análise jurídica e votado na Câmara de Vereadores em forma de Projeto de Lei. O primeiro critério de aprovação é a abertura de CNPJ com endereço no município, garantindo assim faturamento local; somado a uma projeção de investimentos. “Além do retorno para o município através do ICMS, a questão social, com a criação de empregos, também é muito importante”, encerra. Outro importante fator à comunidade é o projeto ser avaliado pela Secretaria do Meio Ambiente.