OBRAS e desassoreamento
Após enfrentar transtornos e destruição na pavimentação em decorrências das tempestades que atingiram o Vale do Caí no ano passado, Maratá vem promovendo ações para tentar evitar que a água trazida pelas chuvas volte a dar dores de cabeça. A prefeita Gisele Schneider relata o que tem sido feito pela Administração Municipal frente aos fenômenos climáticos causadores de enchentes e alagamentos.
Diante dos alertas de especialistas sobre os efeitos cada vez mais devastadores das mudanças climáticas, a prefeita destaca ações para amenizar os danos. A gestora enfatiza a importância do desassoreamento do Arroio Maratá como medida fundamental para evitar danos maiores durante as enchentes.
No ano passado, mais uma etapa desse processo foi executada, contribuindo para proteger residências, comércios e o centro da cidade de serem invadidos pelas águas. Gisele também menciona a limpeza das cabeceiras e bases das pontes como parte dessas ações.
Após os episódios registrados no ano passado, houve reuniões entre representantes das cidades do Vale, mas não se teve avanços de forma coletiva. “Parece que cada município seguiu seu próprio projeto, atendendo suas demandas específicas”, aponta Gisele.
Calçadas e vias públicas danificadas pelas fortes chuvas de 2023 passam por melhorias. Mas neste aspecto, a supressão de árvores preocupa alguns munícipes. A prefeita explica que o projeto de capeamento de duas ruas em execução está seguindo as exigências da Caixa Econômica, que determina que os passeios públicos estejam livres, que tenham rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil. Segundo ela, a gestão municipal busca soluções para manter a arborização no Centro, e reconhece a importância disso para a cidade.
Entre as obras em andamento estão a reconstrução do pavimento danificado pela enxurrada na rua Miguel Schneider. Também deve ser realizada a verificação e ampliação da canalização que segue por esta via. Segundo Gisele, é fundamental ter avaliações das cotas de inundação e continuar com o desassoreamento do arroio para garantir a vazão adequada da água.