Com o objetivo de zelar pelos animais que são usados como força de tração de carroças, a Prefeitura de Montenegro promoveu um encontro na manhã da última sexta-feira, 29, no gabinete do prefeito, para discutir a criação do projeto “Coleta Consciente”, inspirado no programa idealizado pela Prefeitura de Canoas. Essa proposta visa beneficiar as pessoas que tem o sustento de suas famílias baseado nas atividades que exercem com suas carroças puxadas por cavalos.
Para debater o assunto, o vice-prefeito Cristiano Braatz recebeu o secretário extraordinário dos Direitos dos Animais de Canoas, Gabriel Gonçalves, a diretora de Políticas de Formação e Qualificação Profissional, Cristiana Gomes, e o representante do deputado federal Osmar Terra (MDB), José Alfredo Schmitz.
No encontro, Gabriel Gonçalves detalhou o projeto realizado desde 2018 em Canoas, que proíbe a circulação de veículos de tração animal (VTA) e a exploração animal para o transporte de cargas e de passageiros em todo o município. Um dos objetivos do projeto, também, é inserir essas pessoas no mercado de trabalho. Para isso, algumas ações foram desenvolvidas, como cursos de capacitação para jovens e adultos.
Em Canoas, a Prefeitura propôs substituir os cavalos e carroças por meios alternativos, principalmente triciclos adaptados, e quem for flagrado utilizando VTA é notificado e multado, podendo ter o animal e o veículo apreendidos. Montenegro pretende desenvolver um projeto semelhante ao de Canoas, considerando a realidade do município e de seus indicadores sociais.
A ideia é que os animais sejam destinados a locais onde possam ter os cuidados necessários e as atividades dos condutores de carroças, com os triciclos, ocorram de forma mais ágil e segura, oferecendo menos riscos de acidentes no trânsito da cidade. José Alfredo Schmitz afirmou que o deputado Osmar Terra está liberando ao município um recurso de R$ 250 mil, através de emenda parlamentar, para viabilizar a compra dos triciclos.
Atualmente, Montenegro possui cerca de 50 condutores de carroça. “Essa proposta está no nosso plano de governo. Inicialmente, a ideia é reduzir o número de carroças puxadas por cavalos nas ruas da cidade. Temos essa intenção, temos a sinalização do recurso e agora vamos elaborar o projeto, para encaminhar ainda neste ano à Câmara de Vereadores”, ressaltou o vice-prefeito Cristiano Braatz.