Competição de base conheceu seus vencedores nessa terça
Após quatro dias de muito futebol na cidade, a Montenegro Cup conheceu seus campeões nessa terça-feira, 30. No campo do América, grandes jogos fecharam a competição de categorias de base com chave de ouro. Os gramados utilizados para o torneio (além da sede das finais, o Riograndense e o Municipal também foram sedes do campeonato) ficaram bastante castigados, mas isso não impediu que a gurizada mostrasse todo o seu talento dentro das quatro linhas.
Na primeira final do dia, ainda pela manhã, confronto de feras. Pela categoria Sub-11, o Fera/Casa de Cereais superou o Fera/LF de Oliveira por 1 a 0, com gol no segundo tempo de jogo, quando o time vencedor, de uniforme azul, foi superior e conseguiu furar o bloqueio adversário.
A segunda decisão da Montenegro Cup também foi muito equilibrada. Ao meio-dia dessa terça, Fera/Central e Vasquinho de Portão se enfrentaram pelo título da categoria Sub-13. A partida foi bastante disputada no meio-campo, e as equipes tiveram dificuldades para superar os sistemas defensivos adversários. No fim, o Vasco foi mais efetivo, venceu por 1 a 0 e comemorou a conquista do torneio.
Torrense goleia na Sub-16; Vasco fatura mais uma na Sub-15
Os catarinenses do Torrense se sagraram campeões da categoria Sub-16 de forma incontestável.
Na estreia, no sábado, 27, já demonstraram seu cartão de visitas ao aplicar 6 a 0 sobre o P.G.C. Com uma campanha muito regular ao longo do campeonato, a equipe chegou à decisão embalada para encarar o G.E. Municipal.
O time montenegrino também chegou à final com merecimento, mas não conseguiu repetir as boas atuações que fizeram a equipe chegar à disputa do título. No primeiro tempo da final, o Torrense já demonstrou amplo domínio e abriu 3 a 0. Com a vantagem confortável no placar, a equipe catarinense apenas administrou na etapa final e ainda marcou mais uma vez, fechando a goleada por 4 a 0.
A decisão da Sub-15 foi quente e muito acirrada. Vasquinho de Portão e Santanense, equipe de Porto Alegre, protagonizaram um embate bastante equilibrado. O primeiro tempo se encaminhava para um empate sem gols, mas no último minuto, em uma finalização de longa distância, o goleiro do Santanense falhou e o Vasco abriu o placar.
No segundo tempo, muita tensão e poucas oportunidades claras de gol. A melhor chance foi do Santanense, que buscou o empate até o fim e teve um grande apoio da torcida, que pressionou a arbitragem, mas o placar não se alterou. Com a vitória por 1 a 0, o Vasquinho conquistou o segundo título do dia e fez a festa no campo do América.
Nos pênaltis, G.E. Municipal é campeão na Sub-17
A disputa mais emocionante ficou para o final. Em um ótimo confronto, com todos os ingredientes de uma grande decisão, G.E. Municipal e Torrense disputaram a finalíssima da categoria Sub-17 da Montenegro Cup. Os primeiros minutos foram de bastante estudo.
Porém, na sua primeira grande chance, aos 14 minutos, o Torrense saiu na frente, em chute de fora da área no cantinho direito.
Sem espaço, o Municipal não conseguia trabalhar a bola no campo ofensivo, e o primeiro tempo terminou com a vantagem mínima para os catarinenses. No segundo tempo, as torcidas gritavam para apoiar suas equipes, e o incentivo foi o combustível necessário para os montenegrinos empatarem a decisão, aos 18 minutos.
Em chute despretensioso, na risca da área, Daniel Dutra surpreendeu o goleiro rival e deixou tudo igual: 1 a 1. Aos 22, o zagueiro Lucas “Dembele”, jogando no ataque, recebeu em condição legal, driblou o goleiro e foi derrubado pelo arqueiro fora da área. O árbitro não hesitou e expulsou o goleiro do Torrense. Com um a mais, o G.E. Municipal partiu para a pressão, mas o time catarinense se defendeu bem e levou a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades, o Municipal começou batendo e jogou a pressão para o lado adversário. Dutra converteu o primeiro, mas o capitão do Torrense também acertou. Na segunda cobrança, Pastório bateu, o goleiro desviou, mas a bola foi para o fundo da rede. O lateral-direito do Torrense bateu aberto, e o goleiro montenegrino se agigantou para defender e deixar o Municipal em vantagem.
Os três batedores seguintes converteram, e o Municipal abriu 4 a 2. O Torrense não podia mais desperdiçar, mas o quarto batedor isolou sua cobrança e iniciou a festa dos montenegrinos no campo do América.