Com apenas um ano de estrada na formação atual, a banda Valvula Red, de Porto Alegre, realizará apresentação em Montenegro no próximo dia 10 de junho, na Estação da Cultura, às 16h. O festival é uma parceria entre a rádio Jovem Pan e a Prefeitura Municipal.
Com cinco integrantes, um deles montenegrino, a banda investe no rock com inspirações que vão de Aerosmith e Queen a Nickelback e 3 Doors Down. Com Guilherme Zollim e Andrei Vargas na guitarra, Rodrigo Ventura no baixo, Júnior Drower na bateria e Luciano Belgrado no vocal, o grupo tem três músicas gravadas e um liryc vídeo disponível no serviço de streaming Spotify.
As composições próprias, segundo Júnior, foram escritas pelo guitarrista Guilherme. Em projeto futuro (em um futuro bem próximo), a Valvula Red lançará mais algumas canções autorais sob a escrita do vocal, Luciano.
“E para o festival em Montenegro, preparamos um set list com músicas cover para que o público se solte. Também tocaremos canções próprias. Assim, as pessoas podem conhecer a cara da banda. São de extrema importância esses espaços que as rádios abrem para os artistas. Um evento como esse ao vivo tem um grande potencial”, destaca Júnior.
Em função de que um dos componentes reside em São Paulo, o batera relata que os ensaios são realizados com os quatro integrantes mais próximos. A banda completa se junta apenas quando Luciano vem para o Sul.
“Eu, Andrei e Rodrigo tocávamos juntos na extinta banda Croma. Convidamos o Guilherme para fazer parte e, após alguns meses, o vocalista teve que sair por compromissos particulares. Foi quando fizemos contato com Luciano. A partir da entrada dele no grupo, mudamos para Valvula Red. Esse é o nome da antiga banda do Guilherme”, conta Júnior, que reside aqui na Cidade das Artes.
Investindo em um nicho musical com público considerável, Júnior destaca que é viável, sim, viver da música no Brasil. Mas essa possibilidade fica mais fácil se você tem uma produtora e investe muito dinheiro, segundo ele. “Agora se você não tem quem banque e depende exclusivamente do seu trabalho, ainda mais num país tendencioso onde tudo é moda, o rock sobrevive, mas com muita luta”, salienta.
Quem são os integrandes do grupo
Luciano Belgrado, vocalista — Músico profissional desde 1997. Começou a trabalhar na região carbonífera, Porto Alegre e imediações. Desde 2006 reside em Itu, São Paulo. Tem, para o currículo, participação em três bandas e, atualmente, toca dois trabalhos paralelamente. “O autoral e a Valvula Red. Em 2016, participei do reality show da Globo que escolheu o novo vocalista da banda Malta”, destaca.
Guilherme Zollim, guitarrista — Com 12 anos, ele deu o primeiro passo na música. Participou de duas bandas durante a carreira e foi integrante da segunda formação da Valvula Red, em 2013. Após uma pausa no meio musical, começou a tocar com alguns dos atuais integrantes da banda.
Júnior Drower, baterista — Toca bateria desde os cinco anos e participou de diversas bandas. Trabalhou ao lado do baixista Rodrigo em outros projetos até chegarem à Valvula Red. Estudou bateria com Elias Frenzel da Reação em Cadeia.
Rodrigo Ventura, baixista — Influenciado por tios músicos, entrou para a música no início dos anos 2000. Junto com o baterista Andrei formou a primeira banda. Passando por alguns projetos conheceu o batera Drower e, depois de idas e vindas, reencontrou Andrei. Hoje todos fazem parte da Valvula Red.
Andrei Vargas, guitarrista — Começou desde cedo tocando com Rodrigo Ventura. Com o fim do projeto, a parceria foi retomada e permanece até hoje. Também trabalhou tocando em outras bandas.
o evento
No dia 10 de junho, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Rádio Jovem Pan resultará no Pan Festival. Ainda sem mais detalhes divulgados pelos organizadores, o evento deve ter início às 10h e previsão de término ao fim da tarde, de acordo com informações do músico Júnior Drower.