FEIRA envolveu alunos das redes municipal e estadual do município
Estudantes da rede municipal e estadual de Maratá participam até sábado, 19, da terceira edição da Schulmesse – Mostra Científica e Pedagógica do Município. O evento teve início nesta quinta-feira, 19, na Sociedade Cultural e Esportiva de Maratá. Durante a tarde dessa quinta, também aconteceu a Mostra de Integração e Iniciação Científica (MIC), com a exposição de trabalhos de alunos de escolas de Montenegro, Pareci Novo, São José do Sul, Feliz, Dois Irmãos, Campo Bom, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Carlos Barbosa e Nova Petrópolis.
De acordo com a prefeita de Maratá, Gisele Schneider, a feira é um espaço de aprendizado e integração e uma oportunidade para os alunos compartilharem conhecimentos. “Esse é um importante projeto, que visa incentivar a iniciação científica e promover a divulgação dos trabalhos, além da troca de conhecimento e qualificação constante”, disse a prefeita.
A professora Vivian Millarch Kipper levou as turmas do 4º e 5º ano do Colégio Estadual Eng. Paulo Chaves, de Maratá, para apresentar os seus trabalhos na feira. Segundo a educadora, a iniciação científica é trabalhada desde as séries iniciais na instituição. “A gente percebe que os alunos têm o interesse e vão se aprofundando nos assuntos das pesquisas. Certamente é uma experiência que eles não esquecem. Aquele conhecimento que eles adquiriram, não se apaga, são experiências que permanecem”, pontua a educadora.
O estudante Enzo Gabriel Schmidt, do 5º ano do Colégio Estadual Eng. Paulo Chaves, conta que o trabalho desenvolvido em conjunto com os colegas teve como temática o combate ao desperdício. “Vamos falar sobre o combate ao desperdício de alimentos, papel, água, tudo o que é desperdiçado. Mostrar que precisamos da ação de todos”, diz. Já o aluno Guilherme Moraes Scherer, também do 5º ano, destaca a importância de estar na feira e poder apresentar o trabalho do grupo. “Nós já participamos no ano passado e foi muito legal. Também podemos ver os trabalhos de outras escolas e conhecer outros projetos bem legais”, enfatiza.
Nesta sexta-feira, 18, a mostra será destinada apenas aos avaliadores, tanto na parte da tarde quanto à noite. Já no sábado pela manhã, a partir das 9h, serão anunciados os projetos premiados. Quatro categorias participam da feira: Ensino Fundamental do 1º ao 3º Ano; Ensino Fundamental do 4º ao 6º Ano; Ensino Fundamental do 7º ao 9º Ano; e Ensino Médio.