A Polícia Civil quer a reconstituição da morte do inspetor Leandro de Oliveira Lopes, 30 anos, ocorrida no dia dois de maio, em Pareci Novo. O trabalho, que tem o nome técnico de “reprodução simulada dos fatos”, será realizado pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP). A reconstituição está prevista para ter início no dia 10 de julho. Devido ao grande número de testemunhas, a reconstituição será dividida por etapas e deve durar vários dias.
Leandro foi atingido por um projétil de calibre 5.56. Há cerca de 15 dias, mais dois fuzis que eram usados na operação foram enviados à perícia. A vítima e mais 23 policiais, entre eles integrantes do Grupamento de Operações Especiais (GOE), foram recebidos a tiros quando ingressaram no sítio na localidade de Matiel, zona rural do município, onde Valmir Ramos, o “Bilinha”, 42 anos, estava escondido com um comparsa. O imóvel fica a cerca de um quilômetro da ERS-124. O indivíduo possui diversas passagens por tráfico de drogas, roubo e envolvimento em diversos homicídios.
Os policiais estavam, aproximadamente, 30 metros da propriedade quando a dupla começou a atirar contra eles. Leandro foi levado por colegas, Hospital Sagrada Família, em São Sebastião do Caí, mas não resistiu ao ferimento.
Foto:Arquivo Ibiá