IMPRUDÊNCIA de “visitantes” pode ter causado sinistro na mata
Moradores da Estrada do Morro Montenegro estão preocupados com a propagação do fogo no topo do monte de mesmo nome. O sinistro começou por volta das 17h dessa segunda-feira, dia 2, foi controlado na tarde de terça-feira, porém, cidadãos temem que o forte vento registrado na cidade propague novas chamas. Na tarde de ontem, 3, os próprios vizinhos trabalharam para evitar que as chamas se espalhassem. Há suspeita de que o incêndio tenha sido provocado por “visitantes”, que deixaram lixo espalhado no local.
Aline Drumm, de 28 anos, conta que na segunda-feira os bombeiros estiveram no local e tentaram apagar o incêndio. O fogo chegou a ser controlado, mas não apagado por completo. Na manhã do dia seguinte as labaredas aumentaram. “Aqui de casa dá pra ouvir os estouros e da casa da minha sogra a gente vê a fumaça”, relata a moradora.
Outra cidadã – que prefere não se identificar – diz que ainda na parte da manhã ligou para os bombeiros, mas foi informada que só poderiam verificar a situação no final da tarde. Os moradores não quiseram esperar de braços cruzados.
Com medo de que o fogo pudesse se espalhar de forma rápida, devido ao vento, Tiago Schineider, 31, marido de Aline, resolveu encarar o problema. Ele subiu ao topo do morro e usou folhas e galhos para conter as chamas. “O fogo está descendo e ninguém ajuda”, lamenta Tiago. Latas de cervejas e sacolas deixadas no local indicam que o fogo pode ter sido provocado por alguém, de forma imprudente ou maldosa.
O que dizem os bombeiros
O comandante interino da corporação dos Bombeiros de Montenegro, sargento Ângelo de Lima, relata ser comum a ocorrência de fogo em áreas de vegetação nesta época do ano e que, às vezes, os bombeiros não conseguem atender a todos os chamados para este tipo de situação. “Nesta época que temos estiagem, e com a chegada do Verão, irá acontecer de os bombeiros não conseguirem atender várias ocorrências de fogo em mato ao mesmo tempo”, diz. “Quando é dentro do município, até conseguimos chegar mais rápido, mas quase todas as ocorrências de fogo em mato ficam no interior”, observa. Segundo ele, uma guarnição foi até o local, por volta das 16h para verificar a situação.
Como prevenir incêndios na mata
– Evite fumar em locais com vegetação que possa queimar (por exemplo, vegetação seca);
– Nunca jogue pontas de cigarro ou fósforos no chão;
– Não acenda fogueiras em áreas próximas à vegetação;
– Se for absolutamente necessário fazer uma fogueira, siga os seguintes passos:
– Faça-o em um lugar claro, onde não haja galhos, árvores ou elementos que possam se inflamar no fogo.
– Delimite a área de fogo com areia, pedras ou valas para evitar que se espalhe.
– Tenha a mão elementos para apagar o fogo como areia, terra ou água.