Morre sobrinha-neta de Mario Quintana que residia em Montenegro

Moradora de Montenegro, a sobrinha-neta do poeta Mario Quintana, Elena Quintana Oliveira, faleceu na noite dessa segunda-feira, 1º de julho, aos 63 anos. A herdeira das obras de Quintana estava internada no Hospital Mãe de Deus, na Capital, em decorrência de enfisema pulmonar.

O velório de Elena segue até as 18h de hoje, 2, na capela B do Cemitério Ecumênico João XXII, em Porto Alegre. Elena Quintana morava e trabalhava no Sítio Ypê Amarelo, um hotel para cães que fica em Montenegro. Confira, a seguir, a nota de pesar emitida pela Casa de Cultura Mario Quintana e pela Secretaria de Cultura do Estado.

É com pesar que a Secretaria da Cultura (Sedac) e a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) comunicam o falecimento da sobrinha-neta e herdeira das obras do poeta alegretense, Elena Quintana Oliveira. Nascida em 31 de julho de 1955, Elena trabalhou com o tio-avô e teve relação íntima com as artes. Mesmo admirando sua obra desde pequena, por meio do Caderno H do Correio do Povo, conheceu ele pessoalmente apenas aos 20 anos. Atualmente morava e trabalhava no Sítio Ypê Amarelo, um hotel para cães, em Montenegro, no Vale do Caí.
Elena estudou teatro no Departamento de Arte Dramática (DAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com foco em direção. Em 1980 montou o espetáculo “A Estrela e a Sucata”, com base em poemas de Quintana, em uma atividade do encerramento do curso de teatro.. A partir de então, se tornou uma constante companhia do poeta. Foi também fundadora do grupo de teatro Oficina Perna de Pau, na capital gaúcha. Com o grupo dirigiu, ao lado de Marco Fronchetti, e atuou no espetáculo “Esconderijo dos Tempos”, que foi apresentado na CCMQ em 1996 e circulou pelo interior do Rio Grande do Sul, Paraná, Uruguai e Argentina, mostrando, sempre nas ruas, os poemas e a vida de Mario Quintana.

Foi sob a coordenação de Elena que a CCMQ montou o espaço chamado “O quarto do poeta”, uma reconstrução fiel, através de móveis e objetos pessoais do escritor, de onde Mario Quintana viveu no antigo Hotel Majestic.

Últimas Notícias

Destaques