Aventino Fachini, de 65 anos, mais conhecido como “Gringo”, morreu na manhã deste sábado, 22, em decorrência de um acidente de trânsito ocorrido por volta das 19h de quinta-feira, 20. De acordo com a Brigada Militar, o motociclista se deslocava pela rua Dr. Bruno de Andrade, sentido Timbaúva/Centro, quando um veículo Fiat Uno, que vinha na direção contrária, cortou sua frente ao tentar ingressar na rua Visconde de Mauá.
O motociclista sofreu ferimentos graves na cabeça e foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Montenegro. Devido à gravidade do caso, ele havia sido transferido para o HPS de Canoas ainda na madrugada de sexta-feira, 21, onde faleceu.
O motorista do Uno, de 20 anos, não possui habilitação. O jovem se negou a falar com a reportagem do Jornal Ibiá. Ele foi submetido ao teste do etilômetro, mas ficou constatado que não havia ingerido bebida alcoólica.
Aventino era dono da agropecuária Fachini, localizada na via onde ocorreu o acidente. Viúvo, deixa um casal de filhos, além de quatro irmãs e cinco irmãos.
O comerciante é descrito por um dos irmãos dele Laudir Renato Fachini, 49 anos, como honesto, trabalhador e estimado por todos parentes e amigos. A vítima costumava visitar os nove irmãos com frequencia.
“O Aventino era uma pessoa muito querida e amorosa com todo mundo. Nada vai trazer ele de volta, mas vamos buscar Justiça. Dirigir sem carteira é uma irresponsabilidade, enterra sonhos. Estamos todos sofrendo muito com essa negligência. É uma perda irreparável”, desabafa. De acordo com Laudir, Aventino voltava do Centro quando ocorreu a tragédia.