O jornalista Belmiro Celso Sauthier faleceu domingo, dia 21, aos 81 anos. Ele estava em sua casa, na capital Florianópolis, acompanhado da esposa e do filho, quando teve uma parada cardiorrespiratória. Ele deixa ainda neta, nora e dois irmãos.
Nascido em Montenegro em 15 de novembro de 1938, formou-se em Direito pela PUC-RS, mas optou pelo jornalismo no início da década de 60. Iniciou na extinta Rádio Itaí, emissora de pequeno porte em Porto Alegre, para depois passar para a Rádio Gaúcha.
Trabalhou também na sucursal do jornal Última Hora, de Samuel Wainer, em Porto Alegre; até ela ser desativada em 1964, logo depois do golpe militar que derrubou o presidente João Goulart. Teve ainda longa carreira no Jornal da Tarde, que pertencia ao jornal O Estado de São Paulo. Ganhou o Prêmio Esso Regional e o Prêmio Esso por equipe, e cobriu três Copas do Mundo (70, 74 e 78).
No estado vizinho, após passagem por outros veículos de grande circulação, fundou o Correio de Santa Catarina, em março de 2000, na cidade de São José, onde foi editor-chefe até outubro de 2019. Pelo trabalho realizado na cidade metropolitana, recebeu o título de Cidadão Honorário de São José em 2018.
* Informações do jornal Correio de Santa Catarina