Moradores pedem passagem em nível nos trilhos da Costa para evitar acidentes

Carreta ficou atravessada na estrada, bloqueando o trânsito

Problemas são recorrentes no local e causam prejuízos

Na última semana, um caminhão ficou atravessado na Estrada Arnoldo Osmar Pilger, da localidade de Costa da Serra, no interior de Montenegro, bloqueando o trânsito. A carreta teve que ser retirada com o auxílio de uma patrola da Prefeitura e um trator. No local há um viaduto em que os veículos passam sob os trilhos da linha férrea. Porém, a passagem é estreita e em uma curva. De acordo com moradores, os problemas são recorrentes no local, causando acidentes, transtornos e prejuízos. Por isso encaminharam pedido de uma passagem em nível, como alternativa de cruzamento sobre os trilhos.

O local fica próximo de uma antiga estação férrea da Costa da Serra, distante pouco mais de um quilômetro da ERS-411. Sem poder passar pelo local, alguns caminhões têm que percorrer mais cerca de 13 quilômetros em estradas alternativas. Para os moradores e produtores rurais que dependem dos caminhões para o escoamento da produção, a passagem em nível sobre os trilhos, semelhante à que existe na localidade de Passo da Amora, iria solucionar o problema. Eles mostram as marcas nas paredes do viaduto, de colisões de caminhões. “O viaduto não atende mais a demanda do tráfego”, diz Magnus Daniel Pilger.

Pedido do prefeito
Os agricultores encaminharam a demanda através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). O prefeito Gustavo Zanatta enviou um ofício para a empresa Rumo Logística, responsável pela malha ferroviária, solicitando uma análise para autorização para a execução da nova travessia.

Sobre a abertura de passagem, a Rumo respondeu que tem buscado melhorar as condições operacionais das linhas por de trafega. Lembrou que obras na faixa de domínio da ferrovia devem observar à resolução da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que estabelece procedimentos a serem seguidos. Informou que foi realizada uma análise de viabilidade prévia e que não seria possível a abertura de uma passagem em nível no local pretendido. Entretanto, caso o município verifique a necessidade de uma travessia no local, sugere que se efetuem estudos para a implantação de uma passagem em desnível, superior ou inferior.

Últimas Notícias

Destaques