Moradores do Faxinal recebem títulos de matrículas de seus imóveis

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA avança em Montenegro

A Prefeitura de Montenegro realizou cerimônia de entrega de 46 títulos de propriedade a moradores dos loteamentos Flávio Schons e Raul Garcia, localizados no bairro Faxinal. O evento ocorreu no salão da Capela Nossa Senhora Aparecida, na quinta-feira, 27.

Os loteamentos Flávio Schons e Raul Garcia são exemplos do potencial dos empreendedores locais, que oferecem serviços variados como banho e tosa de pets e lanchonetes, atendendo aos moradores que buscam comodidade fora da região central. No entanto, moradores enfrentavam dificuldades para abrir pequenas empresas devido à falta de regularização de suas propriedades.
Thaís Martins Rodrigues é uma das moradoras que lutou para regularizar sua propriedade e, junto a outros 45 moradores, recebeu o tão aguardado certificado de propriedade. “Compramos o terreno em 2008 e nos mudamos em 2010. Para abrir a empresa, tive que lançar a planta no nome do antigo proprietário”, relata a empresária.

Ela e o marido são proprietários de dois imóveis, um em cada loteamento. “Agora, com a regularização, esperamos que ocorram melhorias em nossa rua”, destaca Thaís, mencionando que a pavimentação e a nomenclatura das vias são algumas das demandas dos cidadãos. Além disso, a regularização facilitará a venda dos imóveis, beneficiando os proprietários em diversos aspectos.
Seu Rudi Hoffmann, morador do loteamento Raul Garcia há quase 30 anos, também pleiteou a regularização de seu imóvel. Mesmo não conseguindo pegar o certificado no momento da entrega, Rudi e sua esposa irão procurar o setor responsável para obter a documentação.

Os loteamentos ficam frente a frente, em uma travessa da rua Uruguai

Rudi tem uma relação especial com o local onde mora. Ele foi um dos pioneiros a abrir a passagem que hoje é chamada de rua, dividindo os dois loteamentos, e, em parceria com outros vizinhos, pavimentou parte do trecho com recursos próprios.
A Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD) vem trabalhando desde 2021 em aproximadamente 120 ações de regularização fundiária. O projeto de regularização, aprovado pelos setores de Habitação, Meio Ambiente, Gestão e Planejamento e Procuradoria Geral do Município, é uma parceria com a Adehasc (Associação de Desenvolvimento, Habitação e Assistência Social de Carazinho). Os moradores tiveram a opção de parcelar em até 15 vezes ou pagar à vista a taxa para regularização de seus imóveis.

O prefeito Gustavo Zanatta enfatiza a importância dessas ações para o município. “Saber que hoje estamos ajudando tantas famílias nos faz entender que nossa missão está sendo cumprida”, diz o prefeito.
A secretária da SMHAD Josi Paz, destaca que o projeto beneficia centenas de pessoas que agora terão sua vida melhorada. “Poderão construir e fazer melhorias nas casas. Só por ter a matrícula, o imóvel já passa a ter valorização imediata”, destaca a titular da pasta.

Últimas Notícias

Destaques