SITUAÇÃO causa riscos, proliferação de insetos e mau cheiro
Os fortes temporais que atingiram Montenegro nos últimos dois finais de semana deixaram ainda pior a situação de buracos e bueiros existentes no bairro São João. A reclamação dos moradores já era antiga, mas, agora é um pedido de urgência. Segundo os moradores, além do mau cheiro e da proliferação de insetos, a água da chuva tem entrado em locais que antes não chegava.
O bueiro em frente à casa da dona Teresa Santos, localizada na esquina entre as ruas Aurélio Porto e Intendente Carlos Gustavo Jahn, não suportou a quantidade de água da chuva e acabou quebrando. O volume de água foi tamanho que chegou a invadir a área da residência e por pouco não entrou no imóvel.
Também na rua Aurélio Porto, a poucos metros da casa de dona Teresa, outro bueiro quebrado incomoda os moradores e comerciantes do local. Conforme a moradora, o mesmo chegou a ser consertado há pouco tempo, mas logo voltou a apresentar problemas. “Eles vêm, arrumam e logo estraga de novo. Tem que ser feito algo mais definitivo”, opina.
Seu Izair Mateus Scota, morador da rua Felisberto Porfírio de Souza já contatou a reportagem do Ibiá outras vezes para falar sobre os problemas que tem enfrentado em decorrência de uma boca de lobo. Segundo ele, há anos, o bueiro localizado em frente a sua casa encontra-se quebrado, oferecendo risco aos condutores e pedestres que por lá passam e proliferando insetos.
Na primeira quinzena de janeiro, a reportagem contatou o secretário de Viação e Serviços Urbanos, Neri Melo, o Cabelo, que se comprometeu a encaminhar uma equipe da SMVSU para checar o problema. Contudo, até essa segunda-feira, 30, o problema ainda não havia sido solucionado.
Outros problemas
Dona Teresa Santos e seu esposo mostram rachaduras e pontos de afundamento da via pública. “Qualquer dia isso vai virar um buraco”, diz a senhora sobre a situação da esquina entre a rua Aurélio Porto e a Intendente Carlos Gustavo Jahn.
Ainda na Aurélio Porto, na esquina com a Praça Tancredo Neves, já existe um buraco. Os moradores sinalizaram o local com madeira para alertar os motoristas que trafegam no local. “Alguém tem que dar um jeito nisso”, cobra dona Teresa.
O que diz a Administração Municipal
O secretário de Viação e Serviços Urbanos de Montenegro, Neri de Melo Pena, o Cabelo, diz que a inspeção ao bueiro na rua Felisberto Fabrasil será realizada ainda esta semana. Questionado sobre os reparos as demais bocas de lobo, o secretário não respondeu quando providências serão tomadas.
Em relação aos demais problemas, quem responde é o secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz. Segundo ele, será realizada manutenção nos buracos abertos em decorrência das chuvas. Além disso, deve ser lançado, nesta semana, um Termo de Referência, através do qual está previsto estudo das tubulações do local e projeto para melhorias.
“Serão feitas melhorias para resolver esse problema”, diz o gestor. Contudo, a Prefeitura não dispõe de maquinário e mão de obra para executar o serviço, por isso será seguido trâmite de licitação, o que impede o apontamento de uma data específica para resolução do problema. “É um projeto muito amplo, o município não tem condições de fazer”, conclui Rafael.