Moradores da Tv. Steigleder se mobilizam para não ficarem sem agente de saúde

Prefeitura diz que fará concurso público para preencher a vaga

Em dezembro, encerra o contrato emergencial da agente de saúde que atendeu os moradores da Travessa José Pedro Steigleder, no bairro Cinco de Maio, nos dois últimos anos. Na tentativa da permanência da profissional, os moradores organizaram um abaixo-assinado que já conta com mais de 200 assinaturas.

Clair da Silva Ortiz, 42, foi uma das moradoras que organizou a mobilização. Ela afirma que a comunidade é composta, na sua maioria, por famílias em vulnerabilidade social, o que reforça a necessidade do acompanhamento de um agente de saúde. “Recebemos da agente, orientações importantes sobre as questões de doenças e como se cuidar do mosquito da dengue e da pandemia. E qualquer dúvida, ela sempre esclarece e orienta. Não podemos ficar sem esse atendimento”, aponta.

COMBATE AO MOSQUITO
Conforme a moradora, em 2022, a atuação da profissional foi fundamental na orientação dos moradores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “A Covid já está aí de novo e ainda tem mais essa questão da dengue. O nosso bairro teve um dos menores índices de foco do mosquito, porque a gente foi bem assistido pela nossa agente de saúde”, afirma Clair Ortiz.

Na quarta-feira, 30 de novembro, os moradores entregaram para a Prefeitura o documento com as assinaturas pedindo a permanência do atendimento de um agente de saúde no bairro. “Em último caso, vamos ter que procurar o Ministério Público. Não temos como ficar sem agente de saúde. Se não for possível a permanência dela, precisamos de outra. Nunca temos nada de bom aqui, quando temos ainda querem tirar da gente”, desabafa Clair.

Abaixo-assinado já conta com mais de 200 assinaturas

O que diz a Prefeitura
Conforme a secretária de Saúde do Município, Andréia Coitinho da Costa, a agente de saúde que atende o bairro Cinco de Maio foi contratada em regime emergencial. O contrato tinha previsão de um ano com possibilidade de prorrogação por igual período, o que já ocorreu. “Legalmente não tenho o que fazer. Teremos processo seletivo para agentes em 2023. Ela poderá se inscrever e concorrer”, aponta a secretária.

Sobre a possibilidade de a comunidade ficar desassistida de atendimento, Andréia afirma que a Secretaria de Saúde espera, em breve, realizar um novo concurso público para a contratação de agente de saúde. Até lá, o cargo ficará vago. No caso de haver uma demora na realização do concurso, há a possibilidade de um novo processo de contratação emergencial.

Últimas Notícias

Destaques